Botafogo

Grupo do Botafogo no Mundial de clubes tem gigantes europeus e potência da MLS; confira

A chave foi considerada o “Grupo da morte”

Publicado em

Foto: Divulgação/Atlético de Madrid
— Continua depois da publicidade —

O Botafogo, atual campeão da Libertadores, conheceu seus adversários no Mundial de Clubes do ano que vem. O sorteio definiu que o Alvinegro caiu no Grupo B ao lado de Paris Saint-Germain (França), Atlético de Madrid (Espanha) e Seattle Sounders (Estados Unidos).

Confira o resumo dos adversários do Botafogo abaixo:

PSG

Publicidade

A equipe da capital francesa passa por um momento de mudança. Após as saídas de todas as estrelas, o PSG adotou uma política de contratações focada em jogadores jovens e franceses. Os principais destaques da equipe são os atacantes Dembélé e Barcola, e o volante João Neves.

O time parisiense é comandado pelo técnico espanhol Luis Enrique desde o ano passado. Seu estilo de jogo é baseado na posse de bola e na valorização dos passes curtos. Antes do sorteio, o técnico previu que sua equipe iria enfrentar o Alvinegro na competição.

Na atual temporada, Paris lidera com folga o Campeonato Francês, com dez vitórias e três empates em 13 jogos. No entanto, a equipe francesa não tem ido bem na Champions League e atualmente está fora das zonas de classificação da competição, tendo três derrotas em cinco jogos até agora.

Time do PSG – Foto: Julian Finney/Getty Images

Apesar de nunca ter vencido a Liga dos Campeões, o PSG se classificou para o Mundial por conta do seu ranking dentro da Uefa. A confederação levou em conta a média dos clubes nos últimos quatro anos.

Atlético de Madrid

O Atleti vem fazendo uma temporada sólida dentro do Campeonato Espanhol, tendo sido o terceiro colocado da competição e está três pontos atrás do líder Barcelona. No entanto, tem vivido altos e baixos dentro da Champions League, tendo três vitórias e duas derrotas na competição até agora.

Na última janela de verão europeia, o Colchonero investiu bastante em seu elenco e trouxe nomes importantes, após ter feito uma temporada abaixo em 2023/2024. As principais contratações foram os atacantes Julián Álvarez e Sorloth, além do volante inglês Conor Gallagher.

Atualmente, os principais destaques da equipe da capital espanhola têm sido o meia-atacante francês Griezmann, que marcou sete vezes e deu seis assistências, e Julián Alvarez, que já fez gols. Na defesa, o principal destaque tem sido o ala brasileiro Samuel Lino, que foi eleito o melhor jogador do clube na última temporada.

O Atlético é treinado pelo argentino Diego Simeone, que comanda a equipe há mais de 10 anos. Antes taxado como retranqueiro, “Cholo” mudou suas táticas nas últimas temporadas e passou a ter um time mais ofensivo.

Simeona, técnico do Atlético de Madrid – Foto: Florencia Tan Jun/Getty Images

Assim como o PSG, o Atleti nunca venceu a Champions League e se classificou para o Mundial por conta de sua média nos últimos quatro anos.

Seattle Sounders

O Seattle tem sido um dos principais times norte-americanos nos últimos anos. A equipe comandada por Brian Schmetzer conquistou a MLS em 2019 e fez história ao se tornar o primeiro time estadunidense na era moderna a vencer a Liga dos Campeões da Concacaf em 2022.

O principal destaque da equipe é o meia eslovaco Albert Rusnák. O camisa 11 foi revelado pelo Manchester City, mas nunca atuou profissionalmente pelos Citizens e está no Sounders há duas temporadas. Na última MLS, ele marcou 10 gols e deu 12 assistências. Outro jogador de destaque é o atacante Jordan Morris, que já foi visto como uma das principais promessas do país.

A equipe americana conta com um jogador muito querido pelo torcedor botafoguense, o meia João Paulo. Ele jogou pelo Alvinegro entre 2017 e 2019 e foi um dos destaques da equipe no período em que passou pelo clube. Sua venda serviu para aliviar as finanças da equipe na época. Ele está negociando sua renovação com o clube americano e não sabe se fica para a próxima temporada. Além do meia, a equipe norte-americana ainda conta com os brasileiros Léo Chu, ex-Grêmio, e Nathan Cardoso, ex-Palmeiras e Criciúma.

Seattle Sounders comemorando a conquista da Concachampions de 2022 – Foto:Divulgação/Seattle Sounders

O Seattle Sounders vive uma boa temporada e chegou à final da Conferência Oeste, mas acabou perdendo para o Los Angeles Galaxy. A equipe de Brian Schmetzer conquistou sua vaga para a competição depois de conquistar a Liga dos Campeões da Concacaf em 2022.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile