Guarani
Guarani conquista Certificado de Clube Formador junto à CBF
— Continua depois da publicidade —
O Guarani foi contemplado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última sexta-feira, com o Certificado de Clube Formador.
O anúncio oficial foi feito na tarde desta segunda-feira, nas redes sociais do Bugre.
“É com imensa satisfação que eu comunico que o Guarani obteve junto à CBF, na última sexta-feira, o Certificado de Clube Formador. Uma das promessas desse Conselho de Administração era o fortalecimento do futebol, e das categorias de base e, principalmente, resgatar o DNA bugrino de revelador de atletas. Com isso, o trabalho árduo do Conselho de Administração, junto com o Alexandre Pena, o João Alexandre e o Assis Eurides, foi possível essa obtenção”, celebrou o presidente Ricardo Miguel Moisés.
LEIA MAIS: Lesão na coxa direita afasta Jefferson Paulino do Guarani por tempo indeterminado
“Apenas 26 clubes no Brasil possuem essa certificação, e o Guarani é um deles. Começamos com reformas dos alojamentos da base, reestruturação de todas as categorias, seguro de vida para os atletas e, agora, também auxílio financeiro. Destaco que o Guarani obteve essa certificação pela última vez em 2007. Então, após 13 anos, com um trabalho árduo do Conselho de Administração e das categorias de base, o Guarani, hoje, é um clube formador no Brasil”, acrescentou o mandatário.
LADO POSITIVO
Entre os benefícios de ser um ‘clube formador’ estão a garantia de recebimento de percentuais em futuras negociações – mecanismo de solidariedade – e o reembolso financeiro do custo de formação do jogador.
Outro ponto importante do certificado é a impossibilidade do atleta assinar o primeiro contrato de trabalho sem a autorização do time, além de garantir um padrão de qualidade dos Centros de Treinamentos e dos Departamentos de Base.
BASTIDORES
O Guarani deu passo significativo nesta conquista no dia 12 de agosto, quando recebeu a vista do Cel. Isidro Suita Martinez, responsável pelo setor de certificação na CBF, no Brinco de Ouro da Princesa e no Centro de Treinamento.
Na ocasião, a diretoria ficou muito otimista em relação ao desfecho positivo neste assunto.
Para conseguir o documento, é obrigatório o cumprimento de alguns pré-requisitos estabelecidos em forma de lei.
O tópico crucial diz respeito à participação em torneios oficiais, além de apresentar documentos, proporcionar assistência médica e técnica e ter um programa de treinamento compatível com a faixa etária.