Futebol Internacional

Guia da Champions League; como funciona o novo formato

A maior competição de clubes do mundo agora terá um formato de “liga

Publicado em

Foto: Justin Setterfield/Getty Images
— Continua depois da publicidade —

A Champions League volta nesta terça-feira (17). Dessa vez, a competição foi completamente reformada e terá um novo formato, diferente das edições anteriores. A nova fase de grupos agora contará com 36 times. Confira como será a competição abaixo:

Para os próximos anos, a UEFA decidiu mudar o formato da competição. Agora, a fase de grupos terá 36 participantes, ao invés dos 32. Eles irão se enfrentar em um formato de “liga”‘, com cada time disputando oito partidas, metade como mandante, a outra como visitante. 

Ao término da primeira parte da competição, os times que terminarem entre o primeiro e o oitavo lugar estarão garantidos nas oitavas de final. Quem ficou da nona até a 24ª posição disputará os playoffs, com duelos de ida e volta, com oito vagas em disputa. Quem ficar abaixo disso será eliminado e não terá mais a chance de jogar a Liga Europa.

Publicidade

Por outro lado, o formato do mata-mata segue sendo o mesmo: com as equipes se enfrentando em confrontos de ida e volta. O time que fizer o melhor saldo no agregado avança para a próxima fase, sem precisar de critérios de desempate por gols marcados fora de caso. Caso empate, haverá prorrogação, e se precisar também haverá pênaltis. A grande final desta temporada acontecerá na Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique.

A mudança de formato permitiu que mais jogos grandes aconteçam dentro do torneio. Isso permite que duelos que já decidiram a competição sejam repetidos com frequência, caso da partida entre Milan x Liverpool, que decidiram a Champions League em 2005. Outra final que será reeditada será a de 2022, que colocará Manchester City e Inter de Milão.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile