Fluminense
Há 1 ano Fluminense vencia o Grêmio numa virada histórica
— Continua depois da publicidade —
No dia 5 de maio de 2019, Grêmio e Fluminense protagonizaram um duelo que ficará marcado na história do Brasileirão. Em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, o tricolor carioca venceu o tricolor gaúcho, em Porto Alegre, com direito a virada, 9 gols na partida e muitas emoções.
SITUAÇÃO DAS EQUIPES
Apesar de ser apenas o início do Brasileirão, o jogo trazia muita pressão para as duas equipes. Por um lado a equipe da casa só tinha conquistado 1 ponto nos dois primeiros jogos da competição, além disso, estava na zona de rebaixamento, porém o Grêmio de Renato Gaúcho ainda estava vivo na disputa da Libertadores, na véspera do jogo mais importante do ano na competição. Precisava vencer a equipe da Universidad Católica (CHI), em casa, para avançar a fase de mata-mata do torneio.
O Fluminense, ainda sob o comando de Fernando Diniz, era o lanterna do campeonato com duas derrotas nos dois primeiros jogos. Viajou para o Sul pressionado, com a necessidade da vitória para dar um respiro no início da competição. Parte da torcida já pedia a demissão de Diniz e o artilheiro Pedro, no banco, ia voltando aos poucos, ganhando ritmo de jogo após grave lesão no joelho.
O JOGO
Jogando diante de sua torcida na Arena, o Grêmio iniciou pressionando e logo aos 5 minutos André abriu o placar após passe rasteiro de Cortez. Logo na sequência os gaúchos em cima até sair o segundo gol, Everton fez de cabeça após cruzamento certeiro vindo dos pés de Alisson, aos 12 minutos da etapa inicial. O Grêmio continuou dominando o jogo até que saiu o terceiro, aos 21 minutos Jean Pyerre deixou o dele após linda troca de passes até sair na cara do goleiro Rodolfo.
A pressão da equipe mandante era grande e o Fluminense tava nas cordas, até que aos 38, ainda do primeiro tempo, os cariocas respiraram no jogo. Após cruzamento de Caio Henrique pelo lado esquerdo, Luciano furou e acabou saindo um passe para Yony González marcar. Porém o movimentadíssimo primeiro tempo não acabou por aí, após falha bisonha do ex-goleiro do Flu, Júlio César, Luciano roubou a bola e saiu na cara do gol vazio para marcar o segundo gol da equipe na marca dos 40 minutos, ainda da primeira etapa, incendiando o jogo para o segundo tempo.
A segunda etapa começou totalmente diferente, com um Fluminense muito mais ativo e ofensivo após a saída de Airton, dando lugar a Daniel. No lado do Grêmio, Júlio César fez milagres compensando seu erro no segundo gol do Flu. Até que aos 9 minutos, após cobrança de falta na área, Luciano deu uma linda cabeçada para mais uma grande defesa do goleiro gremista, mas no rebote Matheus Ferraz balançou as redes empatando a partida.
Aos 20 minutos da etapa final, o meia Guilherme deu lugar ao camisa 9 Pedro que só precisou de 6 minutos em campo para deixar sua marca, de pênalti e virar para o tricolor do Rio. Penalidade cometida por Kannemann após agarrar Matheus Ferraz dentro da área.
Porém o mesmo Kannemann ainda teria tempo para se redimir, aos 38 do segundo tempo, o zagueiro, de cabeça, empatou a partida dando uma carga emocional ainda maior no jogo.
Já nos acréscimos da etapa final, aos 46 minutos, o Fluzão se lançou ao ataque em busca da primeira vitória no campeonato. Após a zaga gremista afastar um cruzamento, Yony González pegou uma sobra de primeira e com um golaço, deu números finais a partida, 5×4 para o Fluminense.
PANORAMA PÓS-JOGO
O Fluminense com a vitória conquistou seus primeiros pontos e com isso saiu da zona de rebaixamento, enquanto o Grêmio seguiu no Z4, perdendo mais uma posição, justamente para o Flu.
ESCALAÇÕES
Grêmio: Júlio César; Léo Moura, Michel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Maicon (Felipe Vizeu) e Jean Pyerre (Luan); Alisson (Marinho), Everton e André TÉCNICO: Renato Portaluppi
Fluminense: Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Nino e Caio Henrique; Airton (Daniel), Bruno Silva e Allan; Guilherme (Pedro), Luciano (Igor Julião) e Yony González TÉCNICO: Fernando Diniz
GOLS
Grêmio: André (5’/1°T), Everton (12’/1°T), Jean Pyerre (21’/1°T) e Kannemann (38’/2°T)
Fluminense: Yony González (38’/1°T e 46’/2°T), Luciano (40’/1°T), Matheus Ferraz (9’/2°T) e Pedro (26/2°T)