Flamengo

Há 13 anos Flamengo era campeão do Campeonato Carioca

Publicado em

Foto: Reprodução
— Continua depois da publicidade —

Há exatos 13 anos o Flamengo era Campeão do Campeonato Carioca de 2007 ao vencer, nos pênaltis, o Botafogo por 4 a 2, após empate de 2 a 2, no tempo normal nos dois jogos da final.

A 106º edição do Carioca foi decidida em dois confrontos equilibrados entre o Fla, campeão da Taça Guanabara, e o Glorioso, campeão da Taça Rio. Ambas as partidas ocorreram no estádio jornalista Mário Filho (Maracanã) para uma média de público de 55.018 torcedores.

Retorno ao Maracanã

Publicidade

O Campeonato Carioca de 2007, também, foi marcado pela reinauguração do Maracanã, fechado desde do ano de 2005, reaberto em 2006, mas com obras em andamento, foi a segunda grande reforma que o estádio sofreu, naquela ocasião, visando os Jogos do Pan- Americanos (abertura, encerramento e jogos de futebol) que viriam acontecer em julho de 2007. E o destaque desta obra foi o fim das “Gerais” (setores populares do estádio) para as “Cadeiras Azuis”.

Dois jogos e tudo empatado

Nos 100 anos do derby “Clássico da Rivalidade”, as equipes se enfrentaram com o Alvinegro carioca defendendo o título e o rubro-negro carioca, em um jejum de dois anos sem sequer chegar as finais do estadual. No primeiro duelo, terminou empate 2 a 2, deixando o título em aberto.

Em 06 de maio de 2007, as voltaram ao Maraca, para decidir o título do campeonato da temporada. Botafogo tentava o bicampeonato, enquanto o Flamengo tentava voltar a ser campeão.

Porém, o primeiro tempo da final foi amarrado, com chances, mas sem gols. Os tentos apareceram no segundo tempo e logo no início aos 7 minutos com Souza de carrinho para abrir o placar para o Fla, depois de receber do lateral esquerda Juan.

A comemoração durou por pouco tempo, já que aos 11 minutos Juninho desviou de cabeça em uma falta cobrada pelo Lúcio Flavio da direita para o Bota. E virou aos 15, em tabelinha entre Jorge Henrique e Dodô que entra na grande área e toca por cima na saída do goleiro Bruno.

Tudo se encaminhava para o segundo título do Glorioso, mas, nos pés de Renato Augusto, o torcedor rubro negro voltou a acreditar no título, com o meia cortando a marcação e bateu forte de fora da área. 2 a 2 e tudo igual.

Lance Polêmico

No termino da partida, aos 44 minutos, aconteceu um lance que até hoje gera polêmica e revoltas dos torcedores da “Estrela Solitária”. O atacante Dodô recebe a bola sozinho, grande área, em posição legal e finalizou para o gol. Contudo, a arbitragem errou duplamente, no comando do árbitro Djalma Beltrami, ao marcar o impedimento e a expulsão do atacante do Botafogo.

As Penalidades

As cobranças começaram mal para o Glorioso. Lúcio Flávio e Juninho desperdiçaram suas cobranças e o Flamengo, com Renato, Roni, Juan e Leonardo Moura, fecharam a série. Assim, naquele 06 de maio de 2007, o Fla consagrava-se pela 29º vez campeão carioca e encaminho o tri 07 a 09.  

Ficha Técnica:

Botafogo 2(2) x (4)2 Flamengo

Local: Maracanã, Rio de Janeiro – Zona Norte (RJ).

Data: 06.05.2007

Árbitro: Djalma Beltrami. Auxiliares: Hilton Moutinho, Dilbert Pedrosa.

Expulsão: 44/2ºT – Dodô(Botafogo).

Gol(s): Souza(Flamengo), Juninho(Botafogo), Dodô(Botafogo), Renato Augusto(Flamengo).

Botafogo: Max; Joílson, Alex, Juninho, Luciano Almeida; Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio, Zé Roberto(André Lima); Jorge Henrique, Dodô.  Técnico: Cuca.

Flamengo: Bruno; Ronaldo Angelim, Jaílton(Claiton), Irineu; Leonardo Moura, Paulinho, Juan, Renato, Renato Augusto; Roni, Souza. Técnico: Ney Franco.

  

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile