Corinthians

Há 15 anos, vitória heroica encaminhava classificação do Corinthians às oitavas da Libertadores

Publicado em

Foto: Arquivo Corinthians
— Continua depois da publicidade —

Há 15 anos, o inédito título da Copa Libertadores ainda era um sonho distante para o torcedor do Corinthians. E no dia 6 de abril de 2006, o Timão viveu um capítulo de muita emoção na busca pela Glória Eterna, em duelo contra a Universidad Católica, do Chile.

Com campanha irregular na fase de grupos (sete pontos conquistados em quatro jogos), o Alvinegro foi para a quinta rodada da primeira fase precisando vencer. Caso contrário, a equipe comandada por Ademar Braga dependeria de outros resultados na rodada final para avançar ao mata-mata.

Na ocasião, o Corinthians foi a campo com uma escalação formada por: Johnny Herrera; Coelho, Betão, Wendel e Gustavo Nery; Mascherano, Marcelo Mattos, Carlos Alberto e Ricardinho; Tevez e Nilmar. Xavier, Rubens Júnior e Renato entraram no decorrer do jogo.

Publicidade

O confronto, disputado no Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, começou tenso para os brasileiros. Logo aos três minutos, Quintero aproveitou falha do goleiro Johnny Herrera após cobrança de escanteio e abriu o marcador para os donos da casa, líderes da chave até então.

O empate corintiano veio aos 24 minutos, em chute de Carlos Tevez na saída do arqueiro adversário. Aos 37, Nilmar recebeu do argentino e colocou o Timão na frente. No minuto seguinte, porém, Arrué contou com desvio na barreira em cobrança de falta para fazer o 2 a 2.

A situação, que não era boa para o Corinthians, ficou pior no início do segundo tempo. Wendel acertou uma cotovelada no jogador da Universidad Católica e levou o cartão vermelho. Apesar disso, o Alvinegro cresceu jogando com dez em campo e voltou a liderar o placar aos 16 minutos, com mais um gol marcado por Nilmar.

Mesmo assim, o torcedor do Timão não conseguiu respirar tranquilamente, já que Gustavo Nery foi expulso por reclamação com o árbitro uruguaio Roberto Silvera. Com dois atletas a menos, a equipe brasileira teve que se segurar durante boa parte da etapa final, mas saiu do gramado com a vitória por 3 a 2 e os três pontos na mala.

O resultado deixou o Corinthians com a vaga nas oitavas de final encaminhada. Na última rodada, inclusive, o Alvinegro venceu o Deportivo Cáli-COL por 3 a 0, em São Paulo, e garantiu a primeira colocação do Grupo 4 da Libertadores.

Contudo, o Timão ficou pelo caminho na primeira disputa do mata-mata. Com duas derrotas para o River Plate-ARG, pelos placares de 3 a 2 e 3 a 1, os paulistas foram eliminados da competição continental.

O título inédito viria a ser conquistado somente seis anos depois, em 2012, sob a batuta do técnico Tite.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile