Bastidores ENM
Herói do título mundial, Neto comemora oito anos da cirurgia que o afastou das quadras
O ex-jogador celebrou oito anos da cirurgia no cérebro.
— Continua depois da publicidade —
O ex-jogador de futsal Neto, eleito o melhor do mundo em 2012, emocionou-se nesta segunda-feira (3) ao relembrar os oito anos da cirurgia que mudou sua vida. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o mineiro de Uberlândia destacou a importância da data, que, segundo ele, supera até mesmo o dia de seu próprio nascimento.
“Hoje eu completo oito anos de vida. Para muitas pessoas, pode soar estranho, mas é que hoje eu completo oito anos daquela cirurgia no cérebro. Hoje é um dia muito especial, mais especial até que o meu aniversário. Foi nesse dia que Deus me deu a oportunidade de viver, de lutar e eu agradeço a todos os dias por isso. Hoje venho aqui não com lágrimas de tristeza, mas sim de alegria, para agradecer a todos os que oraram por mim”, disse Neto no vídeo.
A trajetória de Neto no futsal é marcada por conquistas, mas também por uma reviravolta inesperada. Em 2017, enquanto defendia o Kairat Almaty, do Cazaquistão, o jogador sofreu uma convulsão durante um treinamento. Exames detalhados revelaram um tumor no cérebro, obrigando o ex-fixo a passar por uma cirurgia de emergência no dia 3 de fevereiro daquele ano.
Durante o tratamento, os médicos identificaram também um tumor no pulmão, tratado com medicação via oral nos meses seguintes. Com apoio da família e amigos, Neto superou a doença e, apenas quatro meses após a operação, recebeu liberação médica para voltar ao futsal.
Ainda em 2017, acertou sua ida para o Sorocaba, equipe do craque Falcão, onde conquistou a Liga Paulista diante do Corinthians. No entanto, a experiência pós-recuperação fez com que ele repensasse em sua carreira. Em março de 2018, Neto anunciou a aposentadoria, dedicando-se a palestras motivacionais para compartilhar sua história de superação.
O retorno às quadras e a despedida definitiva
Mesmo afastado do esporte profissional, a paixão pelo futsal falou mais alto. Em 2020, Neto voltou a jogar, desta vez pelo Praia Clube, de sua cidade natal. Defendeu a equipe por três temporadas até pendurar as chuteiras, agora de forma definitiva, em março de 2023.
Com uma carreira vitoriosa, Neto foi peça-chave no título mundial do Brasil em 2012, sendo o autor do gol que garantiu a taça na final contra a Espanha, na Tailândia. Além disso, vestiu a camisa de grandes clubes como Atlético-MG, Minas, Ulbra, InterMovistar (Espanha), Santos, Joinville, Gazprom-Ugra (Rússia), Corinthians e Split Tommy (Croácia).
Hoje, Neto segue morando em Uberlândia e inspira atletas e fãs do esporte com sua história de coragem e resiliência.