Vôlei
Honorato brilha e Minas bate Guarulhos no tie-break pela Superliga
— Continua depois da publicidade —
Um jogo digno de final de Superliga. Abrindo a rodada do fim de semana da competição masculina, Itambé Minas e Vedacit Guarulhos se enfrentaram neste sábado, 29, e os mineiros levaram a melhor por 3 sets a 2 (30/32, 25/22, 25/27, 29/27 e 15/6) na Arena MTC. Com grandes atuações individuais de Franco e Lucas Tcho Tcho pelo time paulista, Honorato e Visotto chamaram a responsabilidade e comandaram o triunfo.
Para quem esperava um jogo equilibrado, recebeu isso logo no primeiro set. Durante toda a etapa inicial, Minas e Guarulhos erraram em momentos iguais, acertaram muito e focaram em Franco, dos paulistas, e Visotto, dos mineiros, para serem os principais ativos dos times para decidirem. No fundamento em que levou a melhor, Guarulhos fechou o set em 32 a 30 com incríveis seis bloqueios e com Sandro fechando a porta. Em toda parcial, os donos da casa foram os únicos que conseguiram abrir mais do que um ponto de vantagem, mas que não foi suficiente para fechar o set.
Para retornar ao set, o Minas propôs a mudança com a entrada do jovem Arthur Bento e que deu certo logo de cara. Desde o começo da parcial, os mineiros tiveram total controle, pareciam mais atentos e tinham tranquilidade para coordenar os ataques. Com Guarulhos errando mais, os mandantes abriram vantagem, chegaram a colocar seis pontos de frente, mas viu os paulistas crescerem e ameaçarem a virada. No entanto, 25 a 22 e empate no jogo.
No terceiro set, o Minas até começou melhor, mas o Guarulhos conseguiu equilibrar desde o início. Os donos da casa até tiveram a liderança durante quase toda a parcial, mas os paulistas conseguiam chegar próximos e nos instantes finais conseguiram ultrapassar. Com Tcho Tcho chamando a responsabilidade, o time da Grande São Paulo assumiu a ponta e fechou em 27 a 25.
Com Visotto fora após mal-estar, o Minas viu Honorato e Saliba assumir as responsabilidades. A parcial foi similar ao primeiro set pelo equilíbrio, pela dificuldade e os poucos erros de lado a lado, mas o bloqueio vinha mantendo Guarulhos forte na briga. As poucas aberturas e o alto nível exigiram dos jogadores, Franco, do Guarulhos, passou a sentir um problema nas costas e o jogo ganhou em tensão. Mesmo com o oposto permanecendo em quadra, o time paulista resistiu até onde pode, teve a chance de fechar o jogo, mas os erros apareceram e os mineiros fecharam em 29 a 27.
Na virada para o último set, Minas e Guarulhos jogariam tudo de si, mas os mineiros contaram com os muitos erros dos rivais para tranquilamente abrir vantagem. O cansaço pesou, o time paulista sentiu a diferença larga e tudo ficou mais fácil para os donos da casa anotarem 15 a 6 e fechar o duelo em 3-2.
Com a vitória, o Minas chega para a liderança empatado com cinco pontos com o São José. Guarulhos fica em quarto com quatro pontos. Os Mineiros entrarão em quadra só no próximo sábado, 5, às 19h (de Brasília). Na sexta, os paulistas recebem o São José, às 19h.