Futebol Internacional

IFAB testa nova regra para tentar coibir a cera dos goleiros

Os testes estão sendo feitos em algumas ligas europeias

Publicado em

Foto:Gareth Copley/Getty Images
— Continua depois da publicidade —

A International Football Association Board (IFAB), que regula o futebol ao redor do mundo, lançou um plano na tentativa de acabar com a cera dos goleiros dentro do futebol. Segundo o jornal “The Times”, a entidade propôs a marcação de um escanteio caso o goleiro fique oito segundos parados com a bola. Os testes da nova regra vão acontecer em jogos da liga maltense, da Premier League sub-21 e do Campeonato Italiano sub-20.

O órgão que comanda o futebol quer impedir ainda mais a cera dos arqueiros no futebol. A regra atual prevê a marcação de um tiro livre indireto caso o goleiro atrase em repor a bola por muito tempo, mas isso raramente é marcado pelos árbitros.

Os testes em Malta e na Premier League sub-21 já começaram. No país do mediterrâneo, os resultados mostraram que a bola foi segurada por goleiros em 796 vezes sem passar dos oito segundos. O próximo teste vai ocorrer na Itália e terá uma pequena diferença. Ao invés de escanteios, laterais serão marcados.

Publicidade

-Os dados que estão surgindo até agora são muito interessantes. Os casos de escanteios marcados são quase inexistentes, o que nos indicaria que o caso é exatamente o que gostaríamos que fosse neste momento, e está acelerando os goleiros a soltarem a bola e a trazerem de volta ao jogo – afirmou Patrick Nelson, presidente-executivo da Federação Irlandesa de Futebol e membro do conselho da International FA Board (Ifab).

Caso a terceira experiência seja positiva na visão da Ifab, ela será incentivada pela Fifa. O órgão que comanda o futebol mundial também analisa a mudança na regra do impedimento, que foi ideia do ex-técnico Arsene Wenger. Na visão do francês, o atacante só está impedido quando está na frente do defensor. Sua ideia está sendo testada em ligas menores.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile