India, Corinthians e Ceará; veja como foi carreira de Stiven Mendonza, novo atacante do Santos
— Continua depois da publicidade —
O Santos anunciou nessa quinta-feira (9) a contratação do atacante colombiano Stiven Mendonza. O jogador chega do Ceará.
Mendonza teve propostas do exterior mas acabou optando pelo Peixe. O bom salário oferecido pelo Santos e o gosto pelo futebol brasileiro agradou o colombiano para que aceitasse a proposta.
Stiven Mendonza começou sua carreira no Enviagado FC, da Colômbia. De lá teve passagens pelo Cúcuta Deportivo e pelo Deportivo Cali, e partiu rumo ao futebol indiano até chamar a atenção do Corinthians.
Quando chegou ao timão, em 2015, ‘Speed’ Mendonza atuou por apenas 8 meses, marcando 3 gols em 27 partidas oficiais.
No mesmo ano foi emprestado ao Chennaiyan FC, da Índia, seu antigo clube. No ano seguinte de 2016, foi novamente negociado por empréstimo, dessa vez pelo New York City FC, dos Estados Unidos.
Foi emprestado ao Bahia em seguinte, onde disputou o Brasileirão. Em 2018 foi negociado em definitivo com o Amiens, da França, onde atuou até 2021, quando foi contratado pelo Ceará.
Ao todo, Mendonza atuou por 306 partidas oficiais, marcou 75 gols e deu 20 assistências.
No futebol brasileiro, o colombiano fez 25 gols em 127 jogos. Sua melhor temporada foi justamente em 2022, quando marcou 20 gols pelo Ceará.
Para 2023, o Peixe ainda tenta contratar um lateral-direito, dois meio campistas e mais um atacante.