Mais Esportes
Instituição social promove educação ambiental e atividades esportivas para crianças da Amazônia
— Continua depois da publicidade —
Promovido e realizado pela instituição social De Peito Aberto por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com o patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras da região, o “Esporte na Cidade” vem transformando a realidade de crianças e adolescentes de comunidades da região Amazônica. Com 13 anos de atuação, a iniciativa já beneficiou mais de 5 mil crianças e adolescentes em cidades do estado do Pará.
Na região, o projeto Esporte na Cidade promove atividades e apresentações em escolas públicas e espaços esportivos para a iniciação de crianças em esportes como basquete, vôlei, futebol, entre outras modalidades. Terra Santa e Porto Trombetas são algumas das cidades beneficiadas pelo projeto que atende mais de 500 crianças por ano.
No projeto, também são realizadas palestras sobre a preservação do meio ambiente, além de oficinas temáticas voltadas para a sustentabilidade, como a prática de reutilização de materiais. Para novembro, no dia 28 (terça), está programada a palestra “Como está o ar que respiro?”, com a participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jonas Pessoa. A apresentação será no Ginásio Braúlio Nelson da Conceição, em Terra Santa.
Para as iniciativas, a De Peito Aberto conta com empresas que buscam práticas com foco no ESG, principalmente no que diz respeito ao Social. Mineração Rio do Norte, Bayer e White Martins são as empresas que patrocinam as atividades na região.
Em Terra Santa, o Esporte na Cidade desenvolve atividades no município desde 2010. Na atual edição, são ofertadas aulas gratuitas de iniciação esportiva (basquete, handebol, futsal e voleibol) no Ginásio Bráulio Nelson da Conceição. Agora em maio, o ginásio foi palco do Festival de Handebol para meninas e meninos do projeto das categorias sub-13, sub-15 e sub-16.
“Para 2024, queremos ampliar o número de crianças inseridas no projeto. Para isso, estamos abertos a receber empresas que apoiem a iniciativa e colaborem com a transformação social que o “Esporte na Cidade” vem fazendo na região”, explica o diretor e co-fundador da De Peito Aberto, Wenceslau Madeira.
Além do Esporte na Cidade, a instituição tem outros projetos espalhados pelo Brasil. Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que nos próximos anos pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A De Peito Aberto possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).