Campeonato Brasileiro

Inter x São Paulo: Clubes lideram o ranking de estrangeiros do Brasileirão

Com mais de 20 profissionais nascidos no exterior no plantel, Inter e São Paulo lideram a lista de clubes com mais gringos no Brasileirão

Publicado em

oto: Divulgação/Inter
— Continua depois da publicidade —

Nesta quarta-feira (13), às 21h30, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, acontece o duelo entre Internacional e São Paulo, válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marca o encontro de duas das equipes que mais contam com estrangeiros na elite do futebol nacional. Com 11 jogadores gringos pelo lado Tricolor e nove no Inter, além do treinador Eduardo Coudet, mais de 20 profissionais nascidos no exterior estão no plantel das equipes. 

– Diversos atletas de grande qualidade podem ser encontrados em outros mercados e isso contribui para o fortalecimento do nível do futebol brasileiro. Pela história do Internacional, o time sempre foi bastante receptivo com jogadores estrangeiros. Está no nosso DNA”. – Afirma Alessandro Barcellos, presidente do Inter.

Atualmente, o Brasileirão Série A conta 133 profissionais estrangeiros, sendo 122 jogadores e 11 treinadores. Com mais de 19% de gringos no principal torneio nacional. Nesta temporada, a CBF aumentou o limite de estrangeiros por partida, agora as equipes podem usar até sete atletas de fora do país por jogo e não mais apenas cinco, como era anteriormente. Tendo isso em vista, a edição de 2023 ostenta o recorde de participação de atletas e técnicos nascidos no exterior.

Publicidade

Para saber tudo sobre o Inter e o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

A Argentina é o país que mais exporta jogadores para o Campeonato Brasileiro. Neste momento, 36 atletas do país tricampeão da Copa do Mundo atuam na elite do futebol nacional. Além do país vizinho, outras 18 nações cedem profissionais para a competição, são eles: Uruguai, Colômbia, Paraguai, Equador, Chile, Portugal, Venezuela, Espanha, Itália, Argélia, Angola, Estados Unidos, Nicarágua, Bolívia, Bulgária, França e Grécia.

Entre os destaques de Inter e São Paulo, muitos são estrangeiros. Na Copa Libertadores, Rochet, Enner Valencia e Mercado foram peças fundamentais do Colorado nesta campanha até as semifinais. Já pelo lado do Tricolor, uma das principais contratações da temporada foi o meia colombiano James Rodriguez. Além disso, o São Paulo tem entre os destaques Calleri e Arboleda.

Nos últimos anos, clubes brasileiros tiveram sucesso com o trabalho de técnicos internacionais, como nos casos de Jorge Jesus, no Flamengo, Abel Ferreira, no Palmeiras, Juan Pablo Vojvoda, no Fortaleza, entre outros. Desde então, o número de comandantes gringos na Série A do Campeonato Brasileiro disparou e, atualmente, 55% vieram do exterior. 

Botafogo (Bruno Lage), Palmeiras (Abel Ferreira), Bragantino (Pedro Caixinha), Cuiabá (António Oliveira), Goiás (Armando Evangelista), Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda), Flamengo (Jorge Sampaoli), Vasco da Gama (Ramón Díaz), América (Fabián Bustos), Internacional (Eduardo Coudet) e Santos (Diego Aguirre) são as equipes do Brasileirão que apostam em técnicos estrangeiros. 

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile