Internacional
Internacional assume posto de time com mais vices na história do Brasileirão; relembre
— Continua depois da publicidade —
No último domingo (13), o Campeonato Brasileiro de 2022 chegou ao fim. O campeão foi o Palmeiras e, em segundo lugar, terminou o Internacional. Com isso, o Colorado, que fez sua melhor campanha na história dos pontos corridos, assumiu a dianteira em uma estatística incômoda. A equipe gaúcha é, agora, a que mais vezes encerrou na vice-colocação na história da competição, desde 1959.
Ao todo, o Internacional já ficou com o vice-campeonato em nove oportunidades. Somente neste século, por exemplo, já são cinco as vezes em que o Colorado terminou em segundo lugar. Os anos, em que o time gaúcho acabou ficando sem o título por pouco foram: 1967, 1968, 1987, 1988, 2005, 2006, 2009, 2020 e 2022.
O primeiro vice-campeonato do Internacional foi em 1967, quando o Brasileirão ainda era conhecido como Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Após ficar em segundo no classificatório, o Colorado repetiu o desempenho no quadrangular final, perdendo o título para o Palmeiras. No ano seguinte (1968), a campanha foi idêntica, mas o troféu acabou ficando com o Santos.
Vinte anos depois, então, o Internacional conseguiu nova “dobradinha” de vices no Brasileirão. Primeiro, em 1987, no campeonato marcado pela polêmica entre Sport e Flamengo, por conta do formato de módulos, o Colorado acabou derrotado na final do módulo verde que, de acordo com a CBF, equivalia a primeira divisão nacional. Já no ano seguinte, em 1988, o revés foi para o Bahia, ao perder por 2 a 1 no agregado.
E então, a partir de 2004, o Brasileirão assumiu o formato de pontos corridos. Desta forma, em cinco oportunidades o Internacional ficou no quase. No primeiro deles, em 2005, polêmicas de arbitragem tiraram o título do Colorado, que acabou ficando atrás do Corinthians. No ano seguinte, todavia, o time gaúcho não conseguiu chegar nem perto de disputar o título com o São Paulo, que abriu larga vantagem na ponta e garantiu o troféu de 2006 com antecedência.
Para saber tudo sobre o Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Em 2009, então, veio o Campeonato em que o Internacional perdeu o título nos últimos 45 minutos. Disputando ponto a ponto com o Flamengo, o Colorado até venceu seu jogo em casa, mas viu o Rubro-Negro virar nos minutos finais, contra o Grêmio, e garantir o título. Na época, em virtude da rivalidade, se falou inclusive que o Tricolor gaúcho entregou o confronto para não deixar o rival ser campeão.
Onze temporadas depois, em 2020, então, nova perda de título para o Flamengo na última rodada. Precisando de uma vitória simples para voltar a ser campeão, depois de 42 anos, o Internacional não conseguiu bater os reservas do Corinthians, no Beira-Rio, e viu o Rubro-Negro ficar com a taça mais uma vez.
Para finalizar a longa lista de nove vice-campeonatos do Internacional, mais uma vez o Colorado só terminou em segundo, pois em nenhum momento chegou a brigar pelo título com o Palmeiras. O Verdão abriu longa vantagem na ponta e, a vitória de 3 a 0, só serviu de alento para os gaúchos que, inclusive, conseguiram sua melhor campanha nos pontos corridos, com 73 pontos, em 2022.