Olimpíadas

Itália abre torneio feminino de vôlei com vitória sobre República Dominicana

O torneio feminino de vôlei das Olimpíadas de Paris começou neste domingo (28) com a partida entre Itália e República Dominicana, pelo Grupo C, na Arena Paris Sud,

Publicado em

Divulgação/Federvolley
— Continua depois da publicidade —

O torneio feminino de vôlei das Olimpíadas de Paris começou neste domingo (28) com a partida entre Itália e República Dominicana, pelo Grupo C, na Arena Paris Sul, na largada da disputa pelo ouro e pela supremacia no esporte.

As italianas chegaram a sofrer um pouco, em especial no segundo set. Mas conseguiram controlar as ações da partida no restante dos períodos e conseguiram a vitória por 3 sets a 1 (25-19, 24-26, 25-21 e 25-18)

1º Set

Publicidade

Quem marcou o primeiro ponto da partida foi a República Dominicana. A equipe centroamericana começou o set ditando o ritmo e tendo em Yokaira Pena Isabel sua melhor jogadora na parte inicial da partida. Logo a Itália reagiria e chegaria ao empate em 3 a 3.

Depois de novo em empate por 4 a 4, as italianas viraram o placar e iniciaram uma arrancada, guiadas pelo trio formado por Caterina Bosetti, Myriam Sylla e Paola Egonu, as jogadoras que mais apareciam ofensivamente. As dominicanas conseguiram manter o passo e chegaram a novo empate (10 a 10), mas a Itália começaria a tomar as rédeas do jogo e aproveitar os erros das rivais para abrir vantagem no placar, chegando a ter 20 a 14 a seu favor.

A República Dominicana chegou a tentar encostar no placar, mas o trabalho ofensivo italiano a fez chegar ao set point. Em erro das adversárias, a equipe europeia fechou o primeiro set da partida em 25 a 19 a seu favor (1 a 0 nos sets)

+ Confira o quadro de medalhas do primeiro dia de Olimpíadas em Paris

2º set

Novamente as dominicanas marcaram o primeiro ponto do set, mas a Itália empatou e virou. O começo da segunda parte do jogo foi mais equilibrado, mas logo as italianas passaram a mostrar a força de seu ataque e os erros das adversárias para abrir 6 a 2 a favor de si.

Niverka Marte e Brayelin Martínez ganharam espaço na produção ofensiva do time da América Central e estas puderam responder, se aproximando no placar da equipe italiana. Esta viu sua vantagem seguir se reduzindo até novo empate, em 11 a 11.

A Itália voltou a aproveitar os erros das rivais, além do bom jogo tanto defensivamente como no ataque, para ganhar vantagem no placar. Quando a distância chegou a seis pontos (18 a 12 pró-italianas), tempo foi pedido pela comissão técnica dominicana. A medida deu resultado e a vantagem foi reduzida para três pontos (18 a 15), o que forçou o pedido de tempo italiano.

O tempo, de certa forma, deu gás para as italianas, que conseguiram frear a reação da República Dominicana, mantendo a distância no placar um tanto tranquila, até que uma sequência de quatro pontos seguidos forçou novo empate (23 a 23), Um erro de Pena Isabel deu o set point inicial às italianas, mas um grande rali das dominicanas igualou novamente com o placar, virado em favor das centroamericanas no bloqueio de Candida Arias Pérez. Um erro do ataque italiano na sequência, que rendeu um desafio malsucedido das europeias, deu a vitória às rivais na segunda parcial por 26 a 24, empatando a contagem de sets do jogo em 1 a 1.

3º Set

O terceiro set começou também com a República Dominicana pontuando (confirmado em desafio). As duas equipes trocavam pontos entre si e não conseguiam abrir grande distância no placar, geralmente ficando em dois pontos.

A Itália buscava pressionar e reativar a força de seu ataque, mas as dominicanas conseguiam manter a dianteira, ainda sem abrir um vantagem expressiva no marcador. Com 11 a 8 para as adversárias, um tempo pedido pela comissão técnica italiana daria resultados posteriores, com a equipe reduzindo a desvantagem para as dominicanas e empatando o placar do período em 13 a 13.

A virada veio posteriormente, mas a pressão da República Dominicana seguia forte e mais uma igualdade no placar (15 a 15) foi provocada. Dali em diante, a Itália iniciaria uma arrancada, já se colocando mais dominante em quadra e construindo vantagem que levaria a equipe ao set point, este confirmado para a vitória italiana por 25 a 21 no terceiro período, 2 a 1 em sets para as europeias.

4º Set

Mais uma vez foi das dominicanas o primeiro ponto da quarta parte, mas a Itália prontamente virou e tomou a dianteira do placar, abrindo vantagem de quatro pontos (6 a 2) antes de um pedido de tempo rival. As italianas seguiram mostrando efetividade e aproveitando os erros das rivais.

Em um dado momento, a vantagem italiana chegou a ser de sete pontos (10 a 7). A República Dominicana tentou iniciar uma reação, mas os erros seguiram ajudando a Itália, que continuava confiando em atletas como Sylla e Egonu para guiar o crescimento no set e manter-se à frente no placar.

A equipe italiana manteve o controle da partida e também impedia a aproximação da equipe dominicana no placar. O domínio foi tanto que novamente abriu grande vantagem (sete pontos, 20 a 13) para forçar a interrupção do jogo pelos adversários para se realinhar. Apesar de algum sucesso, não conseguiu ser suficiente para deter as italianas. Em ponto de bloqueio de Alessia Orro, o match point foi selado e a Itália venceu sua estreia no vôlei feminino em Paris-2024.

Turquia e Holanda são as outras componentes do Grupo C, com estreia nesta segunda-feira (29). A Itália volta a jogar na quinta-feira (1/8) contra a Holanda e a República Dominicana encara a Turquia.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile