Juventude
Jair Ventura lamenta empate em estreia pelo Juventude e diz estar ‘orgulhoso’ por desempenho
— Continua depois da publicidade —
Juventude e Ceará se enfrentaram, pelo Campeonato Brasileiro, neste sábado (23). Com brilho dos goleiros, o duelo acabou empatado sem gols, o que deixa o Papo com chances de retornar para a zona de rebaixamento da competição. Além da igualdade, o jogo marcou também a estreia do técnico Jair Ventura, que lamentou o resultado na entrevista coletiva.
– Não só para mim, mas para todos que acompanharam o jogo, foi um resultado muito injusto. É daquelas coisas inexplicáveis do futebol. Você finaliza 26 vezes contra quatro do seu adversário e não vencer o jogo. Mas temos que ser efetivos. Eu estou orgulhoso do desempenho deles pela resposta tão boa. É saber que estamos no caminho certo. Não adianta também você empatar jogando mal, ou perder bem. A gente queria vencer, jogamos para isso e ficou claro nossa estratégia de marcar alto e ter o controle da bola com 63% de posse. Mas agora precisamos traduzir esses números em gols e é isso que vamos preparar contra o Bahia – avaliou o técnico Jair Ventura, já projetando o que será trabalhado para a próxima rodada.
Para saber tudo sobre o Juventude, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Dentre os diversos argumentos para o sucesso parcial da estratégia contra o Ceará, Jair Ventura indicou uma conversa que teve com o elenco. Todavia, o treinador fez questão de colocar todo o mérito pela boa atuação para os jogadores e disse estar orgulhoso pelo que viu.
– Ficou claro um bom desempenho da nossa equipe. Tivemos o controle praticamente total do jogo, principalmente no primeiro tempo em que criamos 13 chances, contra nenhuma do nosso adversário. Foram diversas chances claras de gol. O caminho é esse. Lógico que a gente vem de um período muito curto de trabalho. Quero deixar claro que o mérito é total dos nossos jogadores. Eu cobrei muito essa competitividade, essa entrega. Falei também, na minha apresentação, que ia trabalhar todas as fases do jogo da mesma maneira e foi isso que fizemos, por mais que seja pouco tempo de cada uma – argumentou Jair Ventura.
Além da questão anímica, e dos méritos os jogadores, Jair Ventura também entrou em detalhes táticos. Na visão do treinador, que estreou pelo Juventude, o time do Ceará entrou com uma formação surpreendente, mas que, mesmo assim, acabou sendo dominada pelo seu Juventude. O técnico, inclusive, fez questão de usar as estatísticas para justificar os argumentos favoráveis a atuação do Papo.
– A nossa estratégia surtiu efeito. Marcamos alto a equipe do Ceará e conseguimos anular. A gente sabe que eles tem um jogo vertical muito forte que conseguimos neutralizar. Eles nos surpreenderam com a saída de um meia, já que vinham jogando com o Vina ou Jorginho. E, na verdade, eles entraram com três médios, mas mesmo assim a gente teve o controle total do jogo. Foram 26 finalizações contra quatro do nosso adversário, 63% de posse de bola. Isso tudo lógico que sem o gol não serve, mas momentaneamente a gente saiu de uma zona incomoda, que é a do rebaixamento. Fica aquela sensação de que poderia ter sido melhor por tantas oportunidades que criamos – finalizou o técnico Jair Ventura, após a primeira partida como treinador do Juventude.