Z - Z Não marcar 3
James Harden assina novo contrato com o Philadelphia 76ers
— Continua depois da publicidade —
Após negar opção de extensão de contrato de $47,4 milhões por um ano com o Philadelphia 76ers, James Harden acertou novo contrato de $68,6 milhões por dois anos de contrato, com uma opção de jogador no segundo, para continuar na equipe da Pensilvânia, segundo informações de fontes ligadas a Adrian Wojnarowski, da ESPN estadunidense.
O novo contrato garante a Harden $33 milhões no primeiro ano e $35,6 milhões no segundo ano, se aceitar a renovação automática. James também pode optar por uma nova negativa de cláusula para negociar novamente com a equipe para a temporada 2023-24.
A redução de $14 milhões do contrato de James Harden foram acordadas entre as partes para aumentar o espaço na folha salarial da equipe. Com o movimento, os Sixers tiveram a oportunidade de utilizar a Mid-Level Exception e a Bi-annual exception para contratar PJ Tucker e Danuel House, agentes livres após o final de seus contratos com o Miami Heat e o Utah Jazz, respectivamente.
James Harden chegou ao Philadelphia 76ers após passar apenas um ano no Brooklyn Nets, num projeto ao lado de seu antigo parceiro de Oklahoma City Thunders, Kevin Durant, e do astro Kyrie Irving. Com grandes problemas internos após a eliminação da equipe na segunda rodada dos playoffs de 2021 para o Milwaukee Bucks, principalmente com a perda de Irving nos jogos em casa da equipe por conta da negativa à vacina da Covid-19, o jogador foi envolvido numa troca que levou a Nova York o armador Ben Simmons.
Experiente armador de 33 anos, Harden acumulou 10 convocações para o All-Star e foi eleito seis vezes para o primeiro time do All-NBA, com médias na carreira de 24,9 pontos, 6,8 assistências e 5,6 rebotes. Mas nos últimos anos James tem entregado atuações muito mais coletivas nas temporadas, diminuindo sua média de pontuação mas aumentando as estatísticas de rebotes e assistências. Nos 21 jogos de temporada regular em que atuou em Philadelphia, Harden teve um papel de segundo homem, atrás do grande astro da franquia Joel Embiid, e entregou médias de 21 pontos, 10,5 assistências e 7,1 rebotes.