Olimpíadas
Olimpíadas: Itália vira contra o Japão e está na semifinal do vôlei masculino
A Itália saiu perdendo por 2 a 0 para o Japão e quase se despediu de forma melancólica das Olimpíadas de Paris 2024 nesta segunda (05)
— Continua depois da publicidade —
Líder da classificação geral da fase de grupos no vôlei masculino das Olimpíadas de Paris 2024, a Itália encarou o Japão (8º) nesta segunda-feira (05), na Arena Paris Sul 1, e não teve vida fácil contra o bom time japonês. Depois de sair perdendo por 2 a 0, os jogadores mais experientes comandaram uma reação histórica do time italiano e venceram o jogo por 3 sets a 2. Agora, a Itália vai encarar França ou Alemanha na semifinal.
O Japão dominou os dois primeiros sets sendo agressivo no serviço, e assim, tendo mais volume de jogo que a Itália. Com a recepção instável, a virada de bola caiu de rendimento e o time de italiano viu os rivais serem mais efientes nos três principais fundamentos: saque, bloqueio e ataque. Nesse embalo, o Japão venceu as duas primeiras parciais por 25 a 20 e 25 a 23, respectivamente, e abriu 2 a 0 no jogo.
Siga o Esporte News Mundo no X, Facebook e Instagram
+ Rebeca Andrade ganha ouro no solo e se torna a maior medalhista brasileira
Itália tem reação histórica e está na semifinal das Olimpíadas de Paris 2024
No terceiro set, o Japão seguiu sendo dominante e ficou próximo de fechar o jogo em 3 sets a 0. Entretanto, os jogadores mais experientes da Itália chamaram a responsalidade na reta final da parcial e os italianos conseguiram virar o placar colocando pressão no saque e quebrando a linha de passe japonesa. Assim, a Itália descontou o marcador com 27 a 25 na terceira parcial: 1 a 2.
O quarto set foi o mais equilibrado da partida. Com as duas seleções arriscando no saque, a parcial definida nos bloqueios. Com melhor aproveitamento na virada de bola, a Itália conseguiu administrar o jogo melhor nos momentos decisivos e levou a decisão da semifinal olímpica para o tie-break com 26 a 24 na parcial: 2 a 2.
Por fim, no tie-break, o Japão largou na frente do marcador, mas acabou sofrendo pressão da Itália no sistema de saque x bloqueio e viu os rivais virarem o marcador na reta decisiva do set desempate. Com um erro da recepção japonesa, a Itália teve a bola de xeque no fim para dar números finais ao jogo: 17 a 15 no quinto set e 3 a 2 na partida.