Paralimpíadas

Jerusa dos Santos iguala recorde paralímpico e é ouro nos 200m T11

Atleta brasileira chega ao segundo ouro em Paris e conquista sua sexta medalha paralímpica, somando dois ouros, duas pratas e dois bronzes

Publicado em

(Foto: Silvio Avila/CPB)
— Continua depois da publicidade —

Jerusa dos Santos ocupou o lugar mais alto do pódio pela segunda vez nas Paralimpíadas de Paris. Na tarde deste sábado (7), no Stade de France, a brasileira completou a prova dos 200m T11 em 24s51, igualando o recorde paralímpico de Libby Clegg, registrado na Rio 2016, e levou o ouro.

Após medalhar nos 100m, Jerusa apostava no pódio dos 200m e, para conquistar um lugar entre as medalhistas, disputou a bateria da final com adversárias fortes e especialistas na prova da modalidade, como a chinesa Cuiqing Liu, recordista mundial.

A prova foi acirrada e definida nos últimos metros, quando Jerusa ultrapassou Liu, que liderava a corrida, e assumiu a ponta. Ao investir na velocidade, a paratleta do Brasil, acompanhada do guia Gabriel Garcia, cruzou a linha de chegada à frente da chinesa e faturou o ouro. Cuiqing Liu ficou com a prata, com o tempo de 24s86, e Ishitile Lahja, da Namíbia, fechou o pódio ao cravar 25s04.

Publicidade

O ouro nos 200m é a sexta medalha de Jerusa dos Santos em Jogos Paralímpicos. Com as duas medalhas douradas conquistadas na atual edição, a atleta soma dois ouros, duas pratas e dois bronzes.

A conquista de Jerusa fez o Brasil quebrar o recorde de medalhas de ouro em Paralimpíadas. Em Paris, foram 23 vezes ocupando o primeiro lugar do pódio. O recorde anterior dos paratletas brasileiros aconteceu em Tóquio, quando somaram 22 ouros.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile