Basquete
Joel Embiid e Karl-Anthony Towns batem recordes em noite espetacular de NBA
Joel Embiid entrou seleta lista de nove jogadores com atuações de 70 ou mais pontos
— Continua depois da publicidade —
A rodada de segunda feira da NBA presenteou os fãs de basquete com diversas atuações incríveis e recordes batidos pelos astros da liga. Na Philadelphia, Joel Embiid entrou para o hall muito seleto de jogadores com atuações de 70 ou mais pontos no jogo contra o San Antonio Spurs de Victor Wembanyama. Karl Anthony-Towns quase se juntou a esse grupo no mesmo dia, mas uma polêmica no último lance definiu a vitória do Charlotte Hornets na noite.
Giannis Antetokounmpo também não ficou de fora das grandes atuações da noite e entregou um triplo-duplo de 31 pontos para virar o jogo e garantir a vitória de Milwaukee contra Detroit.
Para saber mais informações sobre a NBA, NBB e o mundo do basquete, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Sant Antonio Spurs 123 x 133 Philadelphia 76ers
Em uma noite espetacular para o atual MVP da NBA, Joel Embiid esteve com todos os holofotes virados para ele no confronto contra Victor Wembanyama. A atuação de 70 pontos do pivô não só superou a sua própria marca pessoal, como também o fez passar Wilt Chamberlain como atuação com mais pontos pelos Sixers.
Apesar de todas as atenções estarem voltadas para Embiid na noite, os Spurs também fizeram bom jogo com seu pivô e futuro astro da liga em outra atuação espetacular na NBA. Com todos os titulares acima dos 10 pontos, além de Doug McDermott do banco, Victor Wembanyama somou 38 pontos em mais um jogo em que não demonstra qualquer nervosismo para enfrentar grandes pivôs na liga. A equipe não esteve próxima da vitória em quase nenhum momento do jogo, mas todos os jovens jogadores puderam mostrar que estão a poucos passos de entrar na briga de gente grande na NBA.
Destaques
Spurs – Victor Wembanyama: 38 pontos, 7 rebotes e 2 tocos
76ers – Joel Embiid: 70 pontos, 18 rebotes e 5 assistências
Cleveland Cavaliers 126 x 99 Orlando Magic
Na noite brasileira do Orlando Magic que contou com diversas presenças ilustres no Kia Center, como Leo Pereira e Pedro, atletas do Flamengo, Rodrigo Faro, que fez a contagem regressiva para o jogo, e Claudia Leite com seu show no intervalo, os donos da casa tiveram problemas com grandes atuações da equipe visitante.
Donovan Mitchell entregou um duplo-duplo de 25 pontos e 13 assistências, Jarrett Allen bateu o recorde com 12 duplo-duplos seguidos pela franquia numa atuação de 14 pontos e 11 rebotes, mas foi Sam Merrill quem mais chamou as atenções na noite: com 26 pontos na noite, 20 só no primeiro tempo, o jovem jogador foi um gatilho importante do perímetro com oito bolas de três que ajudaram os Cavaliers a dominarem o jogo do início ao fim.
O Magic teve Paolo Banchero com 18 pontos, Franz Wagner com 17 e nada mais. A equipe não conseguiu produzir de forma consistente durante todo a noite. Na entrevista pós jogo, Paolo Banchero falou sobre a partida ruim do Orlando Magic: “Como time, precisamos ser melhores. Precisamos estar mais preparados para quando um time vier quente como vieram. Sam Merrill é o perfeito exemplo… Ele não joga muito, mas entrega uma atuação dessa quando precisa por conta das lesões da equipe.”
Destaques
Cavaliers – Sam Merrill: 26 pontos/ Donovan Mitchell: 25 pontos e 13 assistências/ Jarrett Allen: 11 pontos e 13 rebotes
Magic – Paolo Banchero: 18 pontos e 6 assistências/ Franz Wagner: 17 pontos
Milwaukee Bucks 122 x 113 Detroit Pistons
A vitória do Milwaukee Bucks passou por momentos de tensão pelo segundo jogo seguido contra o Detroit Pistons. Com um segundo quarto muito abaixo, principalmente pela dificuldade de defender a equipe de Monty Williams, os Bucks precisaram recuperar o placar no segundo quarto e contaram com um triplo-duplo de Antetokounmpo para isso. Kris Middleton somou 26 pontos para compensar uma noite muito abaixo de Lillard e garantir o back-to-back em Detroit.
Sem Cade Cunningham, os Pistons jogaram ao redor de Jaden Ivey e o jogo fluiu muito bem no primeiro tempo. As adições de Danilo Gallinari e Mike Muscala, que vieram na troca de Marvin Bagley também se mostraram importantes, com jogadores mais sólidos e confiáveis para a equipe. A equipe chegou a liderar o jogo na metade do último quarto, mas não conseguiu encontrar formas de parar Giannis Antetokounmpo e acabou com a derrota nos dois jogos contra Milwaukee em casa.
Destaques
Bucks – Giannis Atetokounmpo: 36 pontos, 17 rebotes e 10 assistências/ Kris Middleton: 26 pontos
Pistons – Marcus Sasser: 23 pontos/ Jaden Ivey: 17 pontos e 6 assistências/ Jalen Duren: 12 pontos e 12 rebotes
Memphis Grizzlies 108 x 100 Toronto Raptors
Jaren Jackson Jr. comandou mais uma vitória dos Grizzlies numa temporada trágica para a franquia. Apesar de jogar quase todo o segundo tempo com o fantasma da ejeção por faltas, o pivô anotou 27 pontos e incríveis seis roubos, todos no primeiro quarto, em um jogo dominado do início ao fim pelos ursos. Luke Kennard e Vince Williams Jr. também fizeram bom jogo, com 19 e 18 pontos respectivamente na noite.
A derrota em casa do Toronto Raptors passa muito pelo jogo abaixo de Immanuel Quickley. Com apenas oito pontos, esse foi apenas o segundo jogo do armador principal da equipe abaixo dos 10 com um aproveitamento muito ruim. RJ Barret, que também chegou dos Knicks, entregou mais uma excelente atuação e bateu na trave de um duplo-duplo para acrescentar ainda mais na noite espetacular da NBA.
Destaques
Grizzlies – Jaren Jackson Jr.: 27 pontos, 5 rebotes e 6 roubos/ Luke Kennard: 19 pontos
Raptors – RJ Barrett: 29 pontos e 9 rebotes/ Scottie Barnes: 22 pontos, 12 rebotes e 8 assistências
Charlotte Hornets 128 x 125 Minnesota Timberwolves
No jogo com a maior polêmica da noite, o Charlotte Hornets derrotou os Wolves sem seus dois principais pivôs da temporada. LaMelo Ball fez mais uma de suas grandes atuações com 18 pontos e 13 rebotes, e dessa vez teve a ajuda de Brandon Miller com 27 pontos, para recuperar um jogo que parecia perdido até os minutos finais.
Do outro lado, Karl-Anthony Towns fez um jogo espetacular para adicionar ainda mais nessa grande noite de NBA. O pivô anotou 62 pontos e bateu o recorde de mais bolas de três por um pivô em um único jogo, com 10 do perímetro, e ultrapassou Aron Baynes, que detinha o recorde desde 2020 com 9 bolas de três.
+ Miami Heat troca Kyle Lowry por Terry Rozier, do Charlote Hornets
A grande polêmica da noite aconteceu nos momentos finais do confronto em Minnesota: Karl-Anthony Towns sofreu uma falta de Leaky Black em seu arremesso a cinco segundos do fim, com o jogo a um ponto de diferença, mas a arbitragem não marcou. Na sequência, os Wolves precisaram cometer uma falta e o próprio Black converteu seus dois lances livres que garantiram a vitória de Charlotte.
Destaques
Hornets – LaMelo Ball: 18 pontos e 13 rebotes/ Brandon Miller: 27 pontos
Timberwolves – Karl-Anthony Towns: 62 pontos e 8 rebotes
Boston Celtics 119 x 110 Dallas Mavericks
O Boston Celtics foi à Dallas e viu mais uma enorme atuação da dupla JayJay para vencer os Mavs de Luka Doncic. Jayson Tatum e Jaylen Brown combinaram para 73 pontos na noite e comandaram os líderes do Leste, com a melhor campanha da liga, para a sua 34ª vitória, com uma rotação curtíssima de apenas oito jogadores.
Apesar da derrota, Luka Doncic também deixou sua contribuição para a noite de atuações espetaculares na NBA com um triplo-duplo de 33 pontos, 18 rebotes e 13 assistências. Mas com apenas com as contribuições de Kyrie Irving e Tim Hardaway Jr. e um Dereck Lively muito abaixo do esperado, os donos da casa não foram pareis para o domínio de Boston em quadra.
Destaques
Celtics – Jayson Tatum: 39 pontos e 11 rebotes/ Jaylen Brown: 34 pontos
Maverics – Luka Doncic: 33 pontos, 18 rebotes e 13 assistências/ Kyrie Irving: 23 pontos/ Tim Hardaway Jr.: 20 pontos
Chicago Bulls 113 x 115 Phoenix Suns
O primeiro tempo do Phoenix Suns contra os Bulls foi péssimo na noite de ontem. A equipe mostrou um repertório muito fraco de jogadas, muitas vezes com arremessos rápidos e sem trabalhar a bola, e um aproveitamento ainda pior. Mas Kevin Durant fez um trabalho escondido, manteve o time em jogo e, a partir da metade do terceiro quarto, começou uma reação que recuperou uma desvantagem de 23 pontos e terminou num lindo arremesso de meia distância, a dois segundos do fim, para dar a vitória para o Suns numa noite esquecível.
Para Chicago, fica apenas a decepção de entregar um jogo com uma excelente atuação. A equipe comandou o jogo por 41 minutos, mas se perdeu totalmente no quarto decisivo. As jogadas apressadas, arremessos desequilibrados e pouco trabalhados mostraram o nervosismo da equipe ao ver o Suns se recuperar num jogo que parecia ganho. Nem mesmo os experientes DeMar DeRozan e Nikola Vucevic conseguiram passar alguma calma para a equipe em quadra, que só pôde assistir Kevin Durant desviar de Caruso já no ar e converter a bola do jogo para Phoenix.
Destaques
Bulls – Coby White: 26 pontos, 10 rebotes e 9 assistências/ Nikola Vucevic: 19 pontos, 17 rebotes e 7 assistências
Suns – Kevin Durant: 43 pontos, 6 rebotes e 8 assistências
Atlanta Hawks 107 x 122 Sacramento Kings
O Sacramento Kings aproveitou o encontro contra o Atlanta Hawks desfalcado do seu principal jogador, Trae Young, que está fora por uma concussão sofrida no jogo contra os Cavaliers no último sábado, para encerrar sua sequência de quatro derrotas na liga. Harrison Barnes fez um grande jogo, com 32 pontos, e teve a ajuda de Domantas Sabonis com mais um duplo-duplo na sua carreira, com 14 pontos e incríveis 21 rebotes, para dominar o jogo do início ao fim e voltar a ligar o lase na Golden 1 Center.
A derrota para os Hawks ao menos teve um ponto interessante para a equipe para a sequência na NBA: a atuação de 35 pontos de Dejounte Murray e 10 rebotes em uma noite espetacular. Principal jogador na lista para transferências, o armador chamou a responsabilidade e foi o estopim das tentativas de reverter o resultado negativo, ainda que não tivesse nenhum outro jogador capaz de o auxiliar nessas corridas.
Destaques
Hawks – Dejounte Murray: 35 pontos e 10 rebotes
Kings – Harrison Barnes: 32 pontos/ Domantas Sabonis: 14 pontos e 21 rebotes