Eliminatórias Copa do Mundo
Jogando fora de casa, Alemanha goleia Islândia pelas Eliminatórias
— Continua depois da publicidade —
Nesta quarta-feira (8) em jogo válido pela sexta rodada das Eliminatórias Europeias, a Alemanha visitou a Islândia no estádio Laugardalsvöllur, em Reiquiavique, e venceu pelo placar de 4 a 0. Gnabry abriu o placar, Rüdiger ampliou, Sané marcou o terceiro e Werner encerrou a goleada. Com o resultado, os alemães se isolam na liderança do Grupo J com 15 pontos somados.
PRIMEIRO TEMPO: DOMÍNIO ABSOLUTO DA ALEMANHA
A Alemanha já começou o jogo colocando o seu ritmo natural. Com mais posse de bola, a equipe de Hansi Flick abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo. Süle lançou Kimmich em profundidade. O jogador do Bayern de Munique só escorou para Sané. Na sequência do lance, o camisa 19 recebeu, cruzou firme e Gnabry completou para o gol vazio. O lance foi checado pelo VAR e confirmado como gol. Início mais do que animador dos alemães.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Os alemães tinham o controle da partida. Partindo de um 3-2-5 em fase ofensiva e com muita mobilidade e trocas de posições, o time de Hansi Flick tinha a posse e encurralava a Islândia. Em contrapartida, os donos da casa marcavam em bloco médio-baixo e esperavam um erro dos visitantes para roubar e sair em velocidade.
E a primeira grande chance da Islândia saiu aos 16 minutos. Depois de boa troca de passes pela esquerda, Johannesson recebeu na área e bateu cruzado de pé esquerdo. Neuer fez boa defesa para impedir o empate da seleção islandesa.
Mas rapidamente os alemães voltaram a dominar as ações. O time de Hansi Flick chegou a ter 70% da posse de bola e administrar a sua vantagem. No entanto, mesmo sem colocar um ritmo acelerado, a Alemanha ampliou o placar. Kimmich cobrou falta lateral na cabeça de Rüdiger. O defensor do Chelsea só colocou com categoria para fazer 2 a 0.
Com uma boa vantagem no marcador, a Alemanha fazia a bola girar e trocava passes na intermediária. Do outro lado, a Islândia só apostava nas jogadas em transição rápida. Porém, aos 43 minutos, a proposta quase deu certo. O time da casa saiu em velocidade pelo lado esquerdo e a bola sobrou limpa para o capitão Gudmundsson finalizar. O camisa 7 atrasou o domínio e bateu fraco de pé esquerdo. Neuer fez defesa segura.
SEGUNDO TEMPO: GOLEADA DA ALEMANHA NA SEGUNDA ETAPA
O início do segundo tempo começou com uma boa investida da seleção islandesa. Mais uma vez com o capitão Gudmundsson. De fora da área, o camisa 7 acertou um belíssimo chute. A bola explodiu na trave. No rebote, o outro Gudmundsson completou para o gol vazio, mas ele estava em posição de impedimento.
A Islândia se soltou mais no segundo tempo. Preenchia o campo de ataque e procurava incomodar o sistema defensivo dos visitantes. No entanto, os espaços em transição começaram a surgir. Aos oito minutos, a Alemanha teve a chance de definir a partida. Werner puxou o contra-ataque e tocou na medida para Havertz. Sozinho, o camisa 7 saiu cara a cara com o goleiro e chutou para fora.
No entanto, dois minutos depois saiu o terceiro gol. A Alemanha tocou de pé em pé no último terço e a bola chegou para Goretzka. O meio-campista deu um ótimo passe para Sané, que chegou fuzilando o goleiro Halldórsson. 3 a 0 e jogo praticamente definido.
O nível de concentração e exigência da Islândia caiu muito no segundo tempo. O time não conseguia ter a mesma competitividade da primeira etapa sem bola e dava mais espaços para os alemães na etapa final.
Com o resultado totalmente em mãos, a Alemanha deu oportunidades para alguns jogadores mais novos, como por exemplo, Wirtz e Musiala e deixou o tempo passar. A equipe de Hansi Flick diminuiu drasticamente o ritmo do início da segunda etapa e apenas controlou a enorme vantagem.
Nos minutos finais da partida ainda deu tempo de Timo Werner ampliar o placar. Havertz fez boa jogada pela direita, conduziu de fora para dentro e acionou o atacante. O camisa 9 chutou mascado, a bola desviou no goleiro e entrou devagarzinho no fundo das redes. 4 a 0 e goleada alemã fora de casa.
SITUAÇÃO NO GRUPO:
Com a boa vitória fora de casa, a Alemanha continua na liderança do Grupo J com 15 pontos conquistados em seis rodadas. Na segunda posição está a Armênia com 11 pontos. Romênia (10), Macedonia do Norte (8), Islândia (4) e Liechtenstein (1) completam o grupo.
AGENDA:
A Alemanha volta aos gramados pelas eliminatórias na próxima data FIFA, em outubro. A seleção do técnico Hansi Flick enfrentará a Romênia em casa. Já a Islândia tem um duelo complicado pela frente. O time islandês enfrenta a Armênia, vice-colocada do Grupo J, novamente em seus domínios.