Futebol Internacional
John Textor é multado por não comunicar negócios com o Benfica
— Continua depois da publicidade —
O empresário americano John Textor foi multado em 75 mil euros (aproximadamente R$ 415 mil na cotação atual) pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), nesta quarta-feira (20). O motivo foi por não ter comunicado à CMVM ou à SAD que havia feito negócios em ações da SAD do Benfica. Além dele, José António dos Santos, maior acionista individual da SAD do clube, também recebeu uma multa com o mesmo valor.
A Comissão revelou a decisão de maneira oficial nesta quarta feita destacando que John Textor celebrou contratos de promessa de compra de parte da SAD do Benfica. No entanto, em nenhum momento o empresário comunicou a CMVM, como é primordial neste tipo de caso em Portugal. Por esse motivo, Textor acabou recebendo a multa.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O empresário havia fechado um acordo com José Antonio dos Santos pra lhe comprar 20% das ações da SAD, mas também não fez nenhum comunicado oficial sobre sua intenção. De acordo com a CMVM, todos os processos deverão ser comunicados em um prazo de até quatro dias da negociação. Como as negociações aconteceram em 2021, a multa pela não comunicação acabou sendo aplicada.
Alguns familiares de José Antonio dos Santos e que são ligados à empresa do acionista também foram advertidos. Os citados foram acusados de também não terem feito uma comunicação oficial, mas não receberam a multa por não estarem diretamente na linha de frente das negociações de John Textor pela compra de parte da SAD do Benfica.
O empresário, que já era ligado ao Crystal Palace, ganhou notoriedade nos últimos meses com a entrada definitiva na gestão de alguns clubes pelo mundo. O Molenbeek, da Bélgica, e o Lyon, da França, foram recentemente adquiridos. No Brasil, John Textor é o principal acionista no modelo de SAF implementado pelo Botafogo.