Flamengo
Jorge Sampaoli não é mais técnico do Flamengo
Jorge Sampaoli não é mais técnico do Flamengo. O Rubro-Negro anunciou a demissão do treinador após o vice da Copa do Brasil
— Continua depois da publicidade —
Jorge Sampaoli não é mais técnico do Flamengo. O Rubro-Negro anunciou na noite desta quinta-feira a demissão do treinador após o vice-campeonato na Copa do Brasil. A permanência do treinador ficou insustentável e a direção do clube decidiu por demitir Sampaoli.
Sampaoli chegou ao Flamengo em abril deste ano com a missão de mudar a cara de um Flamengo totalmente sem expectativas para a temporada com Vitor Pereira no comando. Sampaoli fez sua estreia comandando o time na 2ª rodada da Conmebol Libertadores e estreou com vitória sob o Nublense (CHI) no placar de 2 x 0.
+ SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAM, TWITTER, FACEBOOK E YOUTUBE.
Sampaoli e a expectativa de reerguer o Flamengo
Após a estreia com vitória na competição Sul-Americana a expectativa dentro e fora do clube era de que Sampaoli conseguisse reerguer um elenco totalmente desmotivado e desta forma trilhar um caminho em 2023. Porém, as particularidades do treinador em sua visão de ver o jogo vez com que o Flamengo não conseguisse ter um time titular. Sampaoli tinha como características não repetir nenhuma escalação. Nas 39 vezes que o treinador argentino comandou a equipe na beira do gramado, o Flamengo não repetiu nenhuma vez sequer uma escalação.
Desta maneira, o treinador até conseguiu alguns bons resultados, porém muitas vezes contando com o individual de seus jogadores do que taticamente, fazendo com que o Flamengo não conseguisse apresentar resultados contínuos.
+Flamengo sonda Tite e planeja mudança no comando
Irregularidade de Sampaoli nas competições
Iniciando como treinador do Flamengo em abril, Sampaoli encerra seu ciclo no clube carioca com, 39 partidas, 20 vitórias, 8 derrotas e 11 empates. Sampaoli praticamente iniciou o Brasileirão 2023 no comando do Flamengo, pegando time na 2ª rodada da competição. Entre resultados bons e ruins, hoje o treinador deixa o clube na 7ª posição e consequentemente deixando o clube também fora da zona de classificação para a Libertadores 2024.
Pela Conmebol Libertadores, o Flamengo não conseguiu apresentar bons resultados com o treinador no comando e deixou a competição precocemente nas oitavas de final, sendo eliminado para o Olimpia (PAR). A partir desta eliminação, as coisas só pioraram para Sampaoli dentro do Flamengo tanto internamente quanto externamente.
Na Copa do Brasil, o Sampaoli conseguiu levar o Flamengo até as finais da competição. De certa maneira, o time comandado pelo argentino até apresentava boas atuações, mas na partida seguinte Sampaoli desfazia o time totalmente. Nas finais, o Flamengo chegou totalmente desacreditado até mesmo pelas irregulares apresentações e também pelo momento turbulento que o clube vivia e ainda vive. Desse modo, o clube perdeu o título da Copa do Brasil para o campeão inédito, São Paulo.
Agressões rodearam o treinador enquanto comandante da equipe
O fato é que Sampaoli presenciou diversos momentos tensos enquanto treinador do Flamengo. Até mesmo com momentos de agressões o treinador lidou. Um dos episódios foi a agressão do preparador físico Pablo Fernández em cima do atleta Pedro. O acontecimento foi uma bomba dentro do clube e colocou até mesmo o cargo de Sampaoli em discussão, pois Pablo era integrante da comissão técnica do treinador argentino e alguns enxergavam que não tinha mais clima para Sampa continuar no Flamengo.
Porém, mais uma agressão marcou a passagem de Sampaoli no Flamengo. Desta vez, Gerson agrediu o seu companheiro de time, Varela. Acontecimentos como esses, estampavam o mal momento em que o clube se encontrava. Sampaoli sempre quando questionado sobre os episódios, dizia que não era problema dele e que a sua única responsabilidade era na beira do gramado.
Jorge deixa o Flamengo com frustração de não ter conseguido levar o Flamengo aonde era necessário. O treinador sempre deixou claro que era o seu sonho treinar o clube da Gávea, porém esse sonho em meses virou um pesadelo.