Vasco

Jorginho agradece o apoio dos vascaínos e prevê dias melhores para o Vasco: ‘Próximo ano será muito diferente!’

Publicado em

Foto: reprodução/VascoTV
— Continua depois da publicidade —

Assim como Nenê, Jorginho também prometeu que o Vasco subiria para a Série A. E em sua última coletiva pós-jogo, o técnico fez questão de ressaltar o espírito de reação que a equipe teve após a derrota para o Sampaio Corrêa para poder, enfim, conquistar o acesso no difícil jogo contra o Ituano. Além disso, coube a Jorginho também agradecer e reconhecer todo o apoio da torcida vascaína, que, mesmo em Itu, apoiou o time até o final.

Ao começar, Jorginho foi perguntado sobre a redenção de Thiago Rodrigues. O goleiro havia sido tratado como vilão pela torcida após a derrota para o Sampaio e, hoje, deu a volta por cima realizando defesas vitais para o resultado e sendo eleito o melhor em campo na transissão da Rede Globo.

Que bom que você perguntou isso, porque se não perguntasse, eu faria questão de falar sobre! Futebol é apaixonante por causa disso! Nós conversamos (Jorginho e Thiago) no sábado após a derrota para o Sampaio e eu disse pra ele: ‘você já salvou essa equipe várias vezes e ninguém tem o direito de colocar a culpa em você por causa de uma derrota’. Antes dele ter tido um erro, a gente falhou defensivamente, porque somos um conjunto. E por isso fiz questão de falar na entrevista que a responsabilidade é sempre minha. Fico feliz que o Thiago tenha mostrado todo potencial dele, foi extremamente importante e fez grandes defesas.

Publicidade

+Autor do gol do acesso, Nenê se emociona ao relembrar promessa feita em 2021

O Vasco veio a campo com algumas alterações para o jogo decisivo. Gabriel Pec foi titular, pelos lados, Raniel voltou ao comando do ataque e Luiz Henrique foi improvisado na lateral esquerda. Jorginho explicou o que pensou com cada mudança e deu sua visão de como foi a ‘batalha de Itu’.

Primeiramente quero dar meus parabéns ao Carlos Pimentel (técnico do Ituano) pelo brilhante trabalho que ele vem fazendo. Estavam invictos há mais de dez jogos e nós vimos o quanto é difícil vencê-los e como são uma equipe organizada. Sabíamos que o jogo seria extremamente difícil, que eles iriam pressionar a gente. Entramos com uma formação diferente e mudamos a característica por causa desse jogo, porque a gente precisava jogar o jogo e, de acordo com o regulamente, podendo jogar pelo empate, colocamos dois jogadores que são muito fortes não apenas ofensivamente, mas defensivamente também, que são os casos de Figueiredo e Pec.” – explicou.

A gente procurou colocar em campo justamente jogadores com essa característica (forte no apoio e com boa recomposição). O gol de início foi muito importante pra botar uma pressão ainda maior em cima deles. E aí começamos a jogar no erro deles e tivemos chances de marcar o segundo gol. A equipe se organizou muito bem, sabendo que ia sofrer e que ia ter que lidar com a boa bola aérea do adversário. Fomos muito eficiente e quando falhamos, tivemos o Thiago para salvar. Soubemos jogar o jogo!” – continuou.

Um fator que preocupava muito o torcedor para a última rodada era o mental da equipe, já que havia perdido para o Sampaio, em São Januário, de forma desastrosa na 37ª rodada. Jorginho comentou sobre como trabalhou o psicológico da equipe e falou que sua experiência como jogador o ajudou a proceder num momento delicado como esse.

A gente costuma fazer uma reunião um dia ou dois após o jogo. Ali temos tido reuniões importantíssimas e foi ali que tive aquela conversa com o Thiago e falei sobre a minha confiança de que esse grupo jamais deixaria o torcedor e o Vasco na mão. Um treinador precisa entrar no coração do atleta, não apenas na mente dele, e por eu ter sido atleta, eu conheço muito bem o pensamento deles, o que uma derrota dolorosa como aquela causa. Então procurei trazer pra eles o sentimento de sofrer a derrota, mas que eu tinha certeza neste grupo.

E, como de praxe, não poderia faltar o elogio a torcida vascaína após o jogo. Mesmo fora de casa, o torcedor fez grande festa em Itu e terminou a Série B sendo um dos principais destaques do Vasco na caminhada. Ademais, Jorginho previu dias melhores no futuro, já que agora o clube está na elite e possuirá o aporte financeiro da 777 Partners.

A torcida do Vasco é muito especial, é uma das maiores do Brasil! Eu cresci e participei muito da vida do Vasco ao decorrer da carreira, então a gente fica muito feliz por conseguir trazer essa alegria pro nosso torcedor. E agora o torcedor pode ter certeza que o próximo ano será muito diferente porque teremos uma estrutura/capacidade da 777, que vai fazer um investimento pesado para abrir a possibilidade de formarmos um grande time.

Jorginho só tem contrato até o final do ano e a dúvida sobre sua permanência surge naturalmente. O técnico confessou que ainda não houve conversas por renovação e disse não estar pensando nisso no momento.

Não. Eu sei que a minha maior alegria é ter posto o Vasco na Série A. Eu quero curtir esse momento. Sinceramente, não estou preocupado com essa situação. Eu sou muito grato ao Paulo Bracks e ao Jorge Salgado por ter nos dado toda a estrutura pra chegarmos a essa situação. Eles nos deram esperança de que as coisas iriam mudar, e mudaram.

Para finalizar, Jorginho agradeceu a quatro torcedores específicos e que o ajudou muito nesta reta final.

E queria falar também com dois torcedores em especial. Eu tenho orado por vocês todos os dias, Giovanni e Roberto Dinamite, sei da luta que vocês têm passado, com a saúde de vocês, mas tenho certeza absoluta que esse acesso do Vasco trouxe uma alegria enorme ao coração de vocês. E tenho certeza que com a oração de todos os vascaínos vocês terão mais saúde rapidamente para que voltem a estar conosco. Um beijo no coração de vocês!”

E tem mais dois caras com quem tive o privilégio de jogar, que suas palavras foram muito importantes pra mim: Edmundo e Romário. O Romário ao falar que teríamos que passar por cima do Ituano. Não passamos por cima, mas o que ele quis dizer é que o Vasco não podia perder esse jogo de jeito nenhum porque aqui é Vasco! E o Edmundo que tem estado sempre presente e sempre por perto ajudando a gente. Quero agradecer vocês de coração, que são amigos e ídolos desse clube.”

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile