Campeonato Brasileiro - Série C
Juntos, dupla Re-Pa demonstra força com patrocinadores
Neste final de semana, no domingo (03), os maiores expoentes do futebol paraense se encontram, em partida válida pelo Brasileirão Série C. O mando de campo é do Remo, que receberá seu arquirrival no estádio Baenão. Oito posições e cinco pontos separam as equipes na tabela, onde o Paysandu é vice-líder e integrante do g-8.
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Neste final de semana, no domingo (03), os maiores expoentes do futebol paraense se encontram, em partida válida pelo Brasileirão Série C. O mando de campo é do Remo, que receberá seu arquirrival no estádio Baenão. Oito posições e cinco pontos separam as equipes na tabela, onde o Paysandu é vice-líder e integrante do g-8.
Que as duas equipes fazem um dos maiores clássicos do país e um dos mais jogados do mundo, todos sabemos. Entretanto, uma ”amizade” entre as diretorias tem chamado atenção. Fora de campo, as agremiações tem se juntado na luta por novos patrocinadores. Juntos, os paraenses estampam 27 logomarcas nos uniformes, onde 11 delas estão simultaneamente no Leão e no Papão.
É o caso do Cartão de TODOS, empresa que oferece descontos em saúde, educação e lazer, conta com cartões personalizados para torcedores de cada equipe. No ranking da empresa, em que há dez clubes no futebol brasileiro, os paraenses estão na frente de Santos, Botafogo e Vasco. No panorama geral, o Remo leva ligeira vantagem, com 13.600 filiados contra 11.945 do Paysandu.
“O futebol paraense conta com uma força impressionante. Desde que começamos a investir por aqui, buscamos nos aproximar dos torcedores com ativações especiais, cativando o público-alvo. Desde participação no lançamento de camisa até entrada em campo para comemorar um título, os filiados foram escolhidos e puderam viver experiências inusitadas”, conta Victor Oliveira, gerente de comunicação e projetos do Cartão de TODOS.
Na temporada passada, outra ação com destaque foi a do “Consórcio do Papão”. O programa do Paysandu com a Multimarcas Consórcios, empresa que era patrocinada na época, conseguiu arrecadar quase R$200 mil oferecendo cartas de créditos especiais para os torcedores do time da Curuzu. Os fundos levantados foram destinados para as reformas no CT da equipe.
Por outro lado, nos fornecedores de materiais esportivos, os rivais divergem. O bicolor veste ‘Lobo’, marca própria criada no início de 2016. Já o Leão tem os uniformes assinados pela Volt Sport, marca de artigos esportivos 100% brasileira.
“O engajamento da torcida do Remo é impressionante. Além de ser um clube com volume de vendas, nossa trajetória por aqui é recheada de conceitos ligados à história da instituição. Em nosso primeiro lançamento, produzimos uma camisa feita com garrafas pets retiradas da natureza, mostrando o lado social do clube, que também é muito forte. Com a comercialização dos modelos, retiramos mais de meio milhão de unidades da natureza, um trabalho espetacular. É um orgulho poder fazer parte da história remista”, conta Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt.
Tática não é única
Outra dupla de rivais negocia vários patrocinadores de forma conjunta: Ceará e Fortaleza. Durante as gestões de Robinson de Castro no Vovô e Marcelo Paz no Tricolor, ambos ainda no cargo, a prática é frequente. Em algumas oportunidades, os acordos se estendem a outros times do estado, como a Zenir, empresa de móveis e eletros, que inicialmente fechou acordo com as duas equipes, como patrocínio master, sendo o mais longo do Nordeste até então, que tem duração de cinco anos. Logo em seguida, a marca também firmou contrato com o Ferroviário.
O Grupo Zelo (empresa do segmento de death care), Betcris (empresa do segmento de apostas esportivas) são as últimas a assinarem com a dupla cearense de forma conjunta.