Futebol Internacional
Juventus anuncia novo presidente após despedida de Agnelli
— Continua depois da publicidade —
Após reunião com acionistas nesta quarta-feira (18), a Juventus confirmou o encerramento da gestão do empresário Andre Agnelli no clube italiano.
Em um longo discurso, Agnelli demonstrou estar emocionado com a despedida e fez uma série de agradecimentos na despedida oficial da Juventus ao dedicar o momento às pessoas com quem trabalhou durante 13 anos de gestão.
Além da saída de Agnelli, também deixam a Juventus o ex-vice presidente Pavel Nedved, o ex-diretor geral Maurizio Arrivabene e outros membros da alta cúpula.
Logo após o discurso de despedida do agora ex-presidente, a Juventus anunciou que o auditor Gianluca Ferrero será o novo presidente pelos próximos três anos. O novo presidente terá a companhia de cinco novos diretores.
— Hoje é o encerramento de um capítulo na história da Juventus. Meu trabalho sempre foi tentar entender os contextos e assim liderar as operações. Temos um negócio que é estratégico, global e com torcedores no mundo inteiro, mas não tivemos a resposta certa dos regulares, que não compreendem a diferença entre indústria e jogo. — declarou Agnelli.
Juventus mais uma vez na mira da Justiça
A saída de Andrea Agneli ocorre em meio à investigações de manipulação no mercado pela Juve com a divulgação de informações financeiras tendenciosas. Além disso, existe uma suspeita de produção de faturas de transferências inexistentes entre 2017 a 2021.
Outra investigação paralela ocorre por parte da Federação Italiana de Futebol e da UEFA. Por fim, a Justiça estima que a Juventus possa ter lucrado com um valor acima de 150 milhões de euros com o esquema.
Cabe ressaltar que 2023 marcará o 100º aniversário desde quando a família Agnelli entrou no comando da Juventus. No entanto, além dos sucessos dentro de campo, o clube virou alvo frequente de investigações no extracampo durante o século XXI.