Futebol Internacional
Klopp chega em terceira final de Champions League, com Liverpool
— Continua depois da publicidade —
Em mais uma final do torneio mais disputado da Europa, o alemão Jürgen Klopp é destaque de um Liverpool seguro e consolidado como um dos melhores do continente. O treinador chega à sua terceira final de Champions League nas últimas cinco temporadas da competição – com grandes méritos pela retomada do clube inglês à sua fama de forma continental.
Em outubro de 2015, Klopp era anunciado como novo treinador do Liverpool. Buscando por mudanças, os Reds – que viviam uma fase ruim – viam no alemão ex-Borussia Dortmund a chance de implementar essas mudanças e colocar o clube de Liverpool de volta ao posto de um dos maiores na Inglaterra e no continente europeu. Em sua primeira temporada (15/16) no comando da equipe de Anfield, o treinador conseguiu um aproveitamento de 55% em 52 jogos. Ao fim da temporada, o Liverpool chegou também ao segundo lugar da Europa League contra o Sevilla e foi vice, também, da EFL Cup para o Manchester City.
Na temporada seguinte (16/17), Klopp não disputou nenhuma competição internacional com os Reds. Além disso, foi a primeira temporada que o treinador esteve à frente das transferências – com chegadas importantes como a de Mané. Na Premier League, Klopp conseguiu alcançar a quarta colocação – vista como ótima para o clube na época – e, consequentemente, a classificação para a próxima Champions League. Na EFL Cup o clube inglês caiu na semifinal diante do Southampton. O aproveitamento do técnico foi de 65% em 47 jogos que esteve à frente do clube na temporada.
A temporada de 2017/18 foi brilhante pada Klopp e o Liverpool. O clube voltou ao posto de um dos melhores clubes do mundo e Jürgen Klopp começava ali a despertar a atenção de todo o planeta para seu trabalho. Na Premier League, os Reds ficaram na mesma posição da temporada anterior (4º lugar), mas na Champions League… a situação foi diferente. Após bater Porto, Manchester City e Roma, o clube de Klopp chegara à final da Champions League 17/18 contra um poderoso Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Sérgio Ramos e Cia. Com dois gols de Bale e um de Benzema, o clube espanhol venceu – mas o vice da competição mais importante da Europa já significava muito para a equipe de Anfield que via em Klopp a mudança que buscava (e estava acontecendo). O aproveitamento na temporada foi de 64% em 56 jogos.
Em 2018/19, o clube que havia encantado o mundo ao “retornar das cinzas”, buscava mais do que nunca o título da Orelhuda. Sua conquista era muito importante para o já consolidado Jürgen Klopp e para os Reds. Após um péssimo desempenho nas copas nacionais, o Liverpool chegou à segunda colocação da Premier League e à final da Champions League – após uma virada histórica diante do Barcelona. Contra o rival nacional Tottenham, o clube de Anfield fez um sonoro 2 a 0 e garantiu o título da Champions League, era a segunda final de Champions de Klopp em duas temporadas. O aproveitamento da temporada foi de 76% em 53 jogos disputados.
A temporada seguinte (19/20) foi importante para a consolidação do Liverpool como um clube forte, também, nacionalmente e a conquista da Premier League pela primeira vez em sua história após a criação da Liga. Campeão da Premier League com 99 pontos, o clube inglês ficou pelo caminho nas oitavas de final da Champions League e acabou sem o título da competição. Nesta temporada, Klopp teve um aproveitamento de 79% em 55 jogos disputados.
A temporada mais fraca do Liverpool sob o comando de Klopp nas últimas três temporadas foi a de 2020/21. O clube alcançou a terceirão colocação da Premier League, caiu nas quartas de final da Champions League e cedo – novamente – nas copas nacionais. Com um aproveitamento de 59% em 53 jogos, o treinador terminou a temporada com um sentimento de frustração por poder fazer mais com a equipe que tinha em mãos.
Na atual temporada (21/22) Klopp faz seu mais brilhante trabalho sob o comando do Liverpool. A mudança que já havia sido alcançada vai tomando outras proporções e podendo transformar este Liverpool no maior da história – o treinador chegou à final da FA Cup, EFL Cup e Champions League e também disputa o título da Premier League. Pela EFL Cup, Klopp foi campeão em cima do Chelsea nos pênaltis. Na FA Cup o clube de Anfield aguarda novamente os Blues para duelarem na final da competição. Ademais, o Liverpool de Klopp venceu o Villareal pela semifinal da Champions League na terça-feira (3) e está em sua terceira final de Champions League nas últimas cinco temporadas – o adversário sairá da semifinal entre City e Real Madrid. O aproveitamento de Jürgen Klopp até então é de 84% em 57 jogos.
A estrela de Klopp brilhou para os Reds. O treinador, hoje um dos melhores no mundo, que era visto como uma promessa de mudança no rumo da equipe conseguiu a colocar na prateleira que de fato pertence em seu país e continente. Com mais uma final de Champions League alcançada, Klopp tem a oportunidade de novamente fazer história – em sua carreira e com o Liverpool.