Z - Futebol Agência ENM
Lazio supera Roma e alcança vice-liderança do Campeonato Italiano
— Continua depois da publicidade —
Neste domingo (19), a Lazio superou a Roma por 1 a 0 no Derby della Capitalle, válido pela 27ª rodada do Campeonato Italiano no Stadio Olimpico.
Priorizando o sistema defensivo, a equipe de José Mourinho sofreu um grande revés no primeiro tempo com a expulsão do brasileiro Roger Ibãnez, ex-Fluminense, após dois cartões amarelos antes de 30 minutos de jogo.
Com a vantagem numérica, a Lazio buscou mais o ataque e conseguiu desbloquear o marcador graças ao belo gol de Zaccagni em ótima jogada do brasileiro Felipe Anderson.
Graças à esta vitória, a Roma assumiu a vice-liderança com 52 pontos na tabela de classificação e manterá a posição caso a Inter de Milão (50) não vença a Juventus. A Roma segue com 47 pontos, em 5º colocado.
Roma perde Ibañez antes do intervalo
Como esperado, a Roma entrou em campo buscando priorizar o sistema defensivo e partir nos contragolpes por dentro em caso de oportunidades. Do outro lado, a Lazio buscou manter a posse de bola e acionar Felipe Anderson como principal referência ofensiva, atuando como falso nove.
Nos primeiros minutos, a Lazio encontrou problemas em buscar espaços no terço final graças à boa disciplina tática na estratégia defensiva adversária, sem conseguir passar pelo meio-campo com bons espaços.
As primeiras finalizações ocorreram aos 20 minutos. A Roma chegou com Wijnaldum encontrando espaço de fora da área para experimentar e ver a bola passar ao lado da trave direita. A Lazio respondeu imediatamente com Felipe Anderson sustentando em cima da marcação buscando o canto esquerdo e parando no goleiro Rui Patrício.
No entanto, o que mais chamou atenção foi a quantidade de cartões amarelos no primeiro tempo. Um deles acabou originando uma expulsão decisiva. O brasileiro Ibañez parou o contra-ataque de Milinkovic-Savic aos 29′ com falta e tomou o segundo cartão amarelo, deixando a equipe de Mourinho com um a menos.
Mesmo assim, a Roma conseguiu suportar a chance de Zaccagni de fora da área e foi para os vestiários com o empate, pois os minutos finais foram marcados por diversas confusões entre as comissões técnicas.
Lazio supera bloqueio adversário com Zaccagni
Para o segundo tempo, a Roma buscou fechar mais os espaços com a entrada de Diego Llorente no lugar de Paulo Dybala. Enquanto isso, a Lazio seguia apostando em chutes de fora da área, como na oportunidade de Felipe Anderson logo no início.
A disciplina tática nas transições seguia efetiva, mas a Roma começou a sofrer mais no segundo tempo. Aos 18′, Pedro chutou firme com pé direito buscando o ângulo e Rui Patrício evitou o gol fechando o ângulo. Na sequência, o goleiro fez uma ótima defesa para evitar o gol de Pedro.
Mas não teve jeito. Aos 22′, a Lazio abriu o placar depois que Zaccagni encontrou espaço nas costas da marcação pela esquerda e fez a infiltração para bater no canto do goleiro Rui Patrício.
Os visitantes apostaram em Tammy Abraham e Nemanja Matic sendo acionados, e o efeito foi praticamente imediato pois Casale marcou contra em bola levantada na área. Entretanto, o VAR acionou o árbitro e detectou impedimento de Smalling na origem do lance.
Na reta final, a Lazio buscou administrar a vantagem mantendo a posse de bola, enquanto a Roma tentava permanecer mais no campo ofensivo. A última chance de gol veio nos acréscimos, depois que Bryan Cristante errou o cabeceio após cruzamento de El Shaarawy.
FICHA TÉCNICA
LAZIO 1-0 ROMA
Data: 19/03/2023, 14:00
Estádio: Stadio Olimpico
Competição: Serie A 2022/23 – 27ª Rodada
Gols: 2T 20′ Zaccagni (ROM)
Cartão Vermelho: 1T 32′ Ibañez (ROM)
Substituições – LAZ: M.Cancellieri (M.Zaccagni); T.Basic (Pedro)
Substituições – ROM: Diego Llorente (P.Dybala); T.Abraham (A.Belotti); N.Matic (G.Wijnaldum); El Shaarawy (Diego Llorente); O.Solbakken (L.Pellegrini)
Lazio (4-3-3): Provedel; Marusic, Casale, Romagnoli, Hysaj; Milinkovic, Cataldi, L.Alberto; Pedro, F.Anderson, Zaccagni. Allenatore: Maurizio Sarri
Roma (3-4-2-1): Rui Patricio; Mancini, Smalling, Ibañez; Zalewski, Cristante, Wijnaldum, Spinazzola; Dybala, Pellegrini; Belotti. Allenatore: José Mourinho