Basquete

Lenda do Los Angeles Lakers, Elgin Baylor morre aos 86 anos

Publicado em

Foto: Imago Images
— Continua depois da publicidade —

Uma das grandes lendas da NBA faleceu nesta segunda-feira, 22. Elgin Baylor, ex-jogador do Minneapolis/Los Angeles Lakers, morreu aos 86 anos nos Estados Unidos. As informações vindas dos Estados Unidos dão que o 11 vezes All-Star faleceu de causas naturais.

Elgin Baylor chegou na NBA através do Draft de 1958 em que foi selecionado pelos Lakers na primeira escolha geral. Desde sua estreia na liga em 22 de outubro de 1958, o jogador se transformou em um dos grandes talentos da história pela força física e o talento com a bola nas mãos. Em 14 anos de longa carreira, Baylor foi selecionado 11 vezes ao All-Star sendo sete vezes seguidas incluindo o ano como calouro.

Além da elevação ao All-Star, Elgin Baylor esteve 10 vezes entre o primeiro time da NBA e foi premiado como calouro do ano em 1958-59 e MVP do mesmo ano. Como consequência da grande carreira, ele foi consagrado com uma vaga no Hall da Fama. Ao todo foram 846 jogos da temporada regular com médias de 27.4 pontos, 13.5 rebotes e 4.3 assistências em 40 minutos por jogo. Nos playoffs foram mais 134 partidas com 27 pontos, 12.9 rebotes e 4 assistências de médias por atuações.

Publicidade

Após o fim da trajetória como jogador em 1971/72, Baylor foi treinador e executivo da NBA. Na beira da quadra, a lenda iniciou a carreira em 1975 no New Orleans Jazz sendo quatro temporadas como head coach e outras duas como assistente técnico. Sem nenhum título, Elgin decidiu tirar um tempo da liga e só voltou a se envolver com o basquete em 1986 com o Los Angeles Clippers onde permaneceu até 2008 no cargo.

Elgin foi O superstar de sua época – os muitos elogios falam disso. Ele foi um dos poucos jogadores do Lakers cuja carreira se estendeu de Minneapolis a Los Angeles. Mas o mais importante, ele era um homem de grande integridade, servindo até mesmo seu país como reservista do Exército dos EUA, muitas vezes jogando pelo Lakers apenas durante seu fim de semana de folga. Ele é um dos maiores nomes do Lakers de todos os tempos, com sua camisa número 22 aposentada e sua estátua montando guarda em frente ao STAPLES Center. Ele sempre fará parte do legado do Lakers. Em nome de toda a família Lakers, gostaria de enviar meus pensamentos, orações e condolências para Elaine e a família Baylor – disse a executiva do Lakers, Jeanie Buss.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile