Internacional

Lenda viva: Rubens Minelli completa, neste sábado, 92 anos

Publicado em

Inter / Divulgação
— Continua depois da publicidade —

Neste sábado (19), Rubens Minelli, um dos maiores técnicos que já passaram pelo Sport Club Internacional, completa 92 anos. Ele que reinventou o futebol brasileiro, sendo um dos primeiros a implementar e trabalhar inovações táticas, como a saída de bola, linha de impedimento e as jogadas ensaiadas. Antes de ir para o Internacional trabalhava no São José do Rio Preto e não queria treinar o colorado. Porém, com visita de João Asmuz, dirigente colorado da época, que queria muito levá-lo a Porto Alegre e uma proposta alta, desembarcou na capital gaúcha para comandar o Inter no Gauchão daquele ano (1974).

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com o Bicampeão brasileiro, comandou com genialidade e montou uma equipe-base com Manga, Cláudio ou Valdir, Figueroa, Marinho ou Hermínio e Vacaria ou Chico Fraga; Caçapava, Carpegiani, ou Batista, e Falcão; Valdomiro, Flávio, ou Dario, e Lula. No dia 14 de dezembro de 1975 ele foi em busca da tão sonhada primeira estrela nacional e aos 12 minutos do segundo tempo o zagueiro Figueroa subiu mais alto que todo mundo na área do Cruzeiro e, de cabeça, marcou o antológico ‘Gol Iluminado’.

Publicidade

Um ano depois, o time de Minelli repetiu a sua magia com uma campanha memorável de 23 jogos, 19 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Sua equipe contava com Manga; Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula. No jogo da final, Inter encarou o Corinthians e usou a bola parada para ser bicampeão do Brasil. No dia 12 de dezembro, de falta, e depois num rebote, Dario, o Dadá Maravilha abriu o placar. Depois, Valdomiro de falta fechou o placar de 2 a 0.

TRAJETÓRIA NO CLUBE

Em 1974, ano que chegou para treinar o Internacional, o Perfeccionista Minelli conquistou o Campeonato Gaúcho, titulo que conquistou mais duas vezes (1975 e 1976) e o Bicampeonato brasileiro (1975 a 1976). Ele renovou o modo de jogar do time com sistema de jogo moderno, vigor físico e disciplina, marcando assim, o ano de 1974 com a sua chegada. Rubens Minelli deixou o Inter, no final da temporada de 1976, encerrado assim sua trajetória de 217 partidas, 153 vitórias, 44 empates e apenas 20 derrotas.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile