L´Étape Rio promove briefing técnico e prepara ciclistas para a prova do próximo final de semana
— Continua depois da publicidade —
A organização do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander promoveu, na noite da última segunda-feira (19), um briefing técnico, em formato de live no youtube. A corrida de ciclismo de estrada terá largada neste domingo (25), às 6h, na Marina da Glória.
O briefing teve como objetivo tirar as principais dúvidas dos ciclistas, como detalhes e dicas do percurso, pontos de retorno, assim como a segurança na prova, instruções para chegada e largada na Marina da Glória. O vídeo foi muito aguardado pelos participantes, e também pelo público.
O bate-papo foi apresentado por Leandro Pricoli e contou com comentários de Fernando Cheles, Diretor Técnico e Operações, e de Bruno Vicari, jornalista, apresentador da ESPN, ciclista e competidor do L’Étape. Já no sábado (24), véspera do evento, haverá um briefing presencial, às 14h30, também na Marina da Glória.
“Apesar da largada ser em uma área plana e as ruas serem bem largas, é necessário ter muita atenção porque a empolgação está lá no alto. É bem provável que ainda esteja escuro durante a largada, o que exige muita atenção dos ciclistas”, analisou Bruno Vicari.
Retirada de Kits
São esperados 1.800 ciclistas, que escolheram competir o percurso curto (55km) ou o longo (110km). Em ambos, a chegada é na própria Marina da Glória. No curto, os ciclistas irão até o Leblon, onde subirão pelo Morro da Tijuca e de lá vão voltar para a Marina. Já no longo, ainda haverá um trecho na região central da cidade. Nos dois, os ciclistas passarão por trechos como Mesa do Imperador, Vista Chinesa, além das praias mais famosas da Cidade Maravilhosa.
Outro ponto abordado no Briefing Técnico foi a retirada dos kits, que será feita na sexta-feira (23), das 12h às 20h, e no sábado (24), das 9 às 17h, sempre na Marina da Glória. Os uniformes fazem uma homenagem à cidade.
“A ideia para este ano era fazer layouts das 3 etapas que se conversassem, mas também evidenciando detalhes específicos de cada prova. No Rio, a gente trouxe o grafismo que lembra as ondas da Praia de Copacabana. Os uniformes são exclusivos para os atletas inscritos. Quem não puder ir no L’Étape Rio de 2023, poderá já se inscrever no de 2024 durante o evento deste ano”, conta Thaís Barg, diretora de marketing do L’Étape.
É a terceira vez que o L’Étape estará no Rio de Janeiro e essa competição é a segunda etapa do L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander. A primeira prova do calendário de 2023 aconteceu em abril, na cidade de Cunha (SP). Já a terceira será em Campos do Jordão, em setembro. Em abril de 2024, haverá nova edição em Cunha. O L’Étape Brasil é voltado para os ciclistas amadores e tem a chancela do Tour de France, uma das maiores competições de ciclismo de rua do mundo.
O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das mais importantes provas do ciclismo amador do país. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.
O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.