Futebol Internacional
Lewandowski desencanta, Barcelona goleia o Pumas e conquista o Troféu Joan Gamper
— Continua depois da publicidade —
O primeiro encontro do Barcelona com seu torcedor será inesquecível para muitos torcedores. Neste domingo, 7, o time catalão enfrentou o Pumas, do México, no Spotify Camp Nou pelo Troféu Joan Gamper e goleou com tranquilidade por 6 a 0. Os gols foram marcados Lewandowski, Pedri (2x), Dembele, Aubameyang e De Jong.
Desde o primeiro minuto, o Barcelona se mostrou superior e insaciável por gols com uma presença muito forte no campo de ataque. Não a toa, os comandados de Xavi abriram o placar aos dois minutos com Lewandowski. Em jogada trabalhada, Pedri acionou o artilheiro, que driblou o goleiro e mesmo sem ângulo conseguiu chutar para fazer seu primeiro gol nesta temporada. Sem nem se recuperar após o primeiro baque, Pedri ampliou a vantagem para os donos da casa.
Desta vez foi a oportunidade de Lewa acionar Pedri, que novamente driblou o goleiro e fez o segundo gol. A pressão seguiu e o Pumas ainda parecia perdido com a força culé e buscando se defender para evitar mais prejuízos. O problema é que Raphinha manteve o forte ritmo pela direita, levou até a linha de fundo e cruzou para Dembele pegar de primeira e deixar o seu no início da goleada aos 10 minutos. A partir da larga vantagem, o Barcelona diminuiu o ritmo e passou a tentar cadenciar mais a partida. No entanto, rapidamente, os catalães anotaram o quarto gol com Lewandowski recebendo na entrada da área, tocando de calcanhar e Pedri aparecendo entre os zagueiros para gingar dentro da área e fazer mais um aos 19.
Ainda com metade da primeira etapa para disputar, o Barcelona passou a segurar o jogo. Mesmo com boa pré-temporada, o time de Xavi passou a cadenciar e sem oferecer tanto perigo para o gol de Gonzalez. Nas tentativas que aconteceram, o arqueiro salvou a equipe mexicana e a trave evitou que Raphinha marcasse aos 24 minutos e Lewandowski fizesse mais um 30 segundos depois. A primeira e única grande oportunidade do Pumas só aconteceu aos 30 minutos, quando Del Prete recebeu na área após vacilo de Ronald Araújo, dominou e bateu forte para Ter Stegen espalmar para escanteio. Sem nenhuma chance clara até o fim, o juiz encerrou o primeiro tempo aos 45 minutos.
Com muitas mudanças no time titular, o Barcelona não diminuiu o ritmo para a etapa final. As sete mudanças realizadas por Xavi mantiveram o espírito do time em seguir atacando até ampliar o placar. Aos cinco minutos, De Jong carregou e tocou para Lewandowski receber na entrada da área e tocar para Kessie na esquerda. O meia cruzou e Aubameyang fez o quinto do jogo. A larga vantagem deixou o segundo tempo monótono e sem tantas emoções. Também muito modificado, o Pumas pouco criou, o Barça completou a retirada completa com a saída dos titulares aos 15 minutos e deu chance para outros reforços e peças do elenco.
Pique ainda quase marcou o sexto aos 24 minutos, mas Gonzalez salvou, mas não impediu De Jong de deixar sua marca 14 minutos depois para fazer o 6 a 0 e fechar o placar. A última chance e mais clara ainda do Pumas foi aos 40′ com Huerta descendo pela direita, deixando De Jong no chão e cruzando no meio da área, mas Iñaki Peña protagonizando grande defesa. No rebote, Velarde teve a chance de empurrar para as redes, mas faltou pé e Kessie afastou de vez o perigo.
Agora, o Barça se prepara para a estreia oficial da temporada 2022/23 também no Spotify Camp Nou. No próximo sábado, 13, o time catalão enfrentará o Rayo Vallecano, às 16h (de Brasília), pela primeira rodada da La Liga.