Z - Futebol Agência ENM
Há 47 anos, São Paulo iniciava sua primeira grande campanha na Libertadores batendo o Palmeiras
— Continua depois da publicidade —
Em um 30 de março, no ano de 1974, São Paulo e Palmeiras abriam a primeira fase do Grupo 2 da Libertadores da América. Esse foi o primeiro confronto entre as duas equipes no torneio, onde o Tricolor sempre levou vantagem.
Para este confronto, a rivalidade estava em alta, o Palmeiras acabava de ter sido campeão sobre o São Paulo no Campeonato Brasileiro. Em entrevista à Folha de SP no dia anterior Forlán dispara: “Vamos jogar como se estivesse sendo decidido um título muito importante. Por isso a partida promete ser nervosa e até violenta, porque se for preciso dar pancada nós daremos“
O Palmeiras estava com seis desfalques e o São Paulo não contava com Mirandinha. Ambos não viviam grande momento antes da partida.
O jogo
No Morumbi em um sábado a tarde, mais precisamente às 16:00, o jogo começou e o São Paulo teve grande domínio desde o princípio, tanto que quase marcou já nos primeiros lances. Em seguida, em nova investida, escanteio, falha da defesa palmeirense e gol de cabeça de Terto.
Com o resultado negativo, o Palmeiras faz mudanças logo aos 30 minutos de jogo. No entanto, sem nenhum efeito. Aos 33, Terto recebe após boa jogada de Pedro Rocha e faz o segundo gol. Além da superioridade, o Tricolor contou com a irregularidade do gramado do Morumbi para atrapalhar a vida do goleiro palmeirense.
Com o 2-0, o São Paulo recua e o Palmeiras domina o jogo a partir do segundo tempo. Sem muita efetividade, pouco faz sobre a defesa dos mandantes e o resultado se perdura.
Escalações:
São Paulo: Valdir Perez, Forlan, Paranhos, Arlindo e Gilberto; Chicão, Ademir (Murici) e Pedro Rocha; Gesum, Terto e Piau.
Palmeiras: Raul Marce, Eurico, João Carlos, Polaco e Zeca; Dudu e De Rossis (Zé Roberto), Ronaldo, Careca (Edu), Fedato e Nei.
Primeira grande Libertadores do São Paulo
A edição de 1974, foi a primeira grande participação do São Paulo na competição. Após, como já mencionado, ter sido vice-campeão para o Palmeiras no Brasileirão do ano anterior, garantiu a vaga pela segunda vez na competição.
E foi uma grande campanha, após passar pela fase de grupos como primeiro (apenas o primeiro se classificava), o Tricolor foi novamente o primeiro no grupo das semifinais e se classificou para a final contra o Independiente, da Argentina.
Na primeira partida em um Pacaembu lotado, o São Paulo venceu o clube argentino por 2-1. Na volta, em Avellaneda, foi derrotado por 2-0. Como na época não havia distinção sobre saldo de gols na Libertadores, houve um terceiro jogo, em Santiago onde o Tricolor acabou derrotado pelo placar mínimo e viu o sonho da Libertadores ruir.
Freguesia na competição
Esse foi apenas o primeiro jogo de uma grande história entre os dois clubes na competição. Após essa partida, voltaram a se enfrentar no jogo de volta da mesma fase e o São Paulo também venceu, dessa vez por 2-1. O Palmeiras foi eliminado já na fase de grupos.
Além disso, o Palmeiras nunca venceu o São Paulo na competição, foram 8 jogos, 6 vitórias são-paulinas e 2 empates. Relembre todas as partidas do confronto:
- 30 de março de 1974: São Paulo 2×0 Palmeiras – 1ª fase (Grupos)
- 24 de abril de 1974: Palmeiras 1×2 São Paulo – 1ª fase (Grupos)
- 27 de abril de 1994: Palmeiras 0x0 São Paulo – Oitavas (1ª partida)
- 24 de julho de 1994: São Paulo 2×1 Palmeiras – Oitavas (2ª partida)- São Paulo classificado
- 18 de maio de 2005: Palmeiras 0x1 São Paulo – Oitavas (1ª partida)
- 25 de maio de 2005: São Paulo 2×0 Palmeiras – Oitavas (2ª partida)- São Paulo classificado
- 26 de abril de 2006: Palmeiras 1×1 São Paulo – Oitavas (1ª partida)
- 3 de maio de 2006: São Paulo 2×1 Palmeiras – Oitavas (2ª partida)- São Paulo classificado
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.