Tênis
Líderes do ranking, gaúcha e paulista buscam brilhar no 38º Bordaza Shopping Seniors Internacional de Porto Alegre
Laura Prochnow, de Santa Maria, foi número 1 do mundo até semana passada e busca retomar a condição nos 45 anos. Monica Yanagi superou grave acidente de carro com nove cirurgias para atingir o topo do ranking
— Continua depois da publicidade —
A força das mulheres brasileiras está na 38ª edição do Bordaza Shopping Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre, um dos maiores eventos do Brasil e com alta pontuação na categoria MT 700. O evento conta com o patrocínio do Bordaza Shopping e o co-patrocínio da Claro e é o mais tradicional do país.
Duas delas estão entre as líderes do ranking mundial e buscam a conquista no evento que vai até o sábado, 9, na Associação Leopoldina Juvenil.
A gaúcha de Santa Maria, Laura Prochnow, ocupou a liderança do ranking nos 45 anos até semana passada e saiu nesta sendo ultrapassada pela americana Julie Thu. Campeã em São Paulo e e Brasília, ela buscará o tricampeonato em solo gaúcho e tenta a retomada do topo.
“Joguei tênis enquanto juvenil, até meus 18 anos. Fiquei 20 anos longe das quadras. Voltei a treinar em 2019 e em 2022 entrei no circuito Masters, na categoria 45 que é a que estou ainda. A primeira etapa que joguei foi a do Grêmio Náutico União fui campeã. Me empolguei tanto com a conquista que joguei mais três etapas naquele ano. A de Brasília, Rio e esta etapa de Porto Alegre, Yone Borba Dias, tendo sido campeã de todas.Ano passado, joguei GNU, Brasília, Peru, São Paulo, Bolívia e Porto Alegre. Fui campeã de todas menos no Peru, perdi na semi”, contou a atleta que precisa treinar com homens em sua cidade natal por falta de quórum e destaca: “Acabo tendo que competir com homens em minha cidade. Ganho de alguns deles, o que me traz muitos problemas (risos)”.
Mãe de três filhas, Laura tem uma qualidade importante para ser tenista. Ela é psicóloga: “Acredito que a profissão ajuda, mas principalmente, os anos de terapia”, aponta.
E a sensação de ser número 1 com tão pouco tempo no circuito Masters onde já soma 12 títulos, ela descreve: “A sensação é uma mistura de felicidade, angústia, descrença que uma conquista de tal envergadura tenha se tornado realidade. É muito curioso a gente treina para ir melhorando, aperfeiçoando as dificuldades técnicas e mentais e quando alcança uma posição como essa toma um super susto. Acredito que ter alcançado esse lugar no ranking seja consequência do trabalho nos treinos que para mim é uma experiência muito prazerosa, de desafios e diversão.”
A atleta fez sua estreia nesta quinta-feira diante da e Ana Flávia Peixoto, vencendo por 6/1 6/0.
A paulista que treina no Pinheiros, Mônica Yanagi, já foi a líder do ranking em 2019 e atualmente é a quarta em simples e a número 1 nas duplas. Ela tem uma história longa no esporte e no circuito Masters com 33 títulos de simples e 52 nas duplas. Neste ano venceu em São Paulo nas simples e ganhou cinco canecos nas duplas. São sete títulos de simples somente no Yone Borba Dias.
Mônica precisou superar um grave acidente de carro que teve em 2008 onde precisou fazer nove cirurgias. Destra, ela precisou adaptar seu estilo de batida na bola no jogo e o levantamento para o toss no saque uma vez que seu braço e mão esquerdas foram afetados pelas intervenções.
“Jogo o circuito desde os 35 anos, com 40 tive uma interrupção por um acidente de carro, foram nove cirurgias. Fiquei um ano parada, retornei e não parei até agora. Tenho uma limitação no braço esquerdo. A esquerda só bato slice e a direita e o saque não tenho mais a prono supinação então tenho que adaptar o movimento”, conta Mônica: “Fico feliz pois mesmo com as dificuldades consegui ser a número 1 em simples, hoje lidero duplas e estou top 5 de simples, mas o fato de ser a número 1 não significa que sou a melhor, eu viajo bastante, jogo muitos torneios, quando entram as profissionais a disputa fica mais dura. Hoje faço bastante parte física pois conta bastante no circuito Masters. Nós jogamos por amor ao esporte, não tem aquela cobrança, mas preciso manter uma rotina de treino, físico, prevenção para seguir um bom tempo jogando.”
Presença constante no Yone Borba Dias, Yanagi destaca: “As quadras são maravilhosas, adoro esse saibro mais lisinho, a organização, o Ennio sempre dando uma força também. Pela pontuação também fazemos questão de vir e prestigiar”.
Yanagi venceu sua estreia por um duplo 6/0 e nesta quinta passou pela uruguaia Niela Novales por 1 a 0 e desistência. A rodada desta quinta-feira tem 33 jogos de simples nas sete quadras da Associação Leopoldina Juvenil mais os duelos de duplas.
O evento tem atletas de 13 países (Brasil, Argentina, Jordânia, Uruguai, Peru, Chile, Japão, México, Índia, Colômbia, Equador, Áustria e França) e vai até o sábado, dia 9.
A 38ª edição do Bordaza Shopping Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre conta com o patrocínio do Bordaza Shopping e o co-patrocínio da Claro. O evento é uma realização da Pró-Tênis Promoções Esportivas e tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Gaúcha de Tênis. O Hotel Oficial é o Master Hotéis.