Futebol Internacional

Liverpool leva gol de empate do Newcastle no fim e segue fora do G4

Publicado em

Divulgação / Premier League
— Continua depois da publicidade —

O Liverpool dominou boa parte do jogo e finalizou mais de 20 vezes, mas acabou tomando gol no final e apenas empatou com o Newcastle por 1 a 1 no Anfield.

O Liverpool abriu o placar logo no início com um golaço de Mohamed Salah e pressionou bastante o Newcastle durante o primeiro tempo com 71% da posse e 12 finalizações (quatro no alvo). Porém, mesmo com 29% de posse e uma finalização, o Newcastle conseguiu ameaçar os Reds com alguns contra-ataques.

Os comandados de Steve Bruce até conseguiram algumas chances isoladas de marcar e Joelinton parou duas vezes no goleiro Alisson, mas o Liverpool voltou a exercer superioridade nos vinte minutos finais e construiu diversas chances. Entretanto, o goleiro Dubravka fez várias defesas e permitiu ao Newcastle sonhar com o empate.

Publicidade

Nos minutos finais, o técnico Steve Bruce resolveu arriscar e foi inteligente ao posicionar a equipe com três atacantes. A entrada de Dwight Gayle foi fundamental para o gol do empate nos acréscimos, marcado por Joseph Willock no último lance do jogo.

Depois de mais um empate, o Liverpool foi a 54 pontos e segue fora de vagas para competições europeias, permitindo que West Ham (55) e Chelsea (55) possam se distanciar. Enquanto isso, o Newcastle (36) se distancia mais do Fulham (27), primeira equipe da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada da Premier League, o Liverpool terá pela frente o clássico contra o Manchester United no Old Trafford (dia 02/05, 12h30). Já o Newcastle receberá o Arsenal (02/05, 10h) no St James’ Park.

1º TEMPO

Jurgen Klopp apresentou uma novidade em relação à escalação titular com a entrada de Diogo Jota desde o início no lugar de James Miner, saindo do habitual 4-3-3 para jogar no 4-2-3-1 desde o início com Roberto Firmino e Jota se revezando na posição de centroavante à frente da última linha. Aos poucos, Mané e Salah foram recuados e atuaram como pontas ao lado dos volantes Thiago Alcântara e Wijnaldum, num 4-4-2.

Enquanto isso, a equipe do Newcastle não optou pelo 3-5-2 e surgiu com a formação 5-3-2 buscando maior proteção no primeiro tempo diante das ações ofensivas adversárias em marcação compacta com as linhas posicionadas no campo defensivo. Contudo, a estratégia de Steve Bruce acabou dando errada com apenas três minutos.

Diante da dificuldade em conseguir passar pelas linhas, Mane fez a jogada individual pela esquerda ao trazer a marcação para encontrar espaço no cruzamento buscando jogada aérea com DIogo Jota. O português não alcançou, mas a bola sobrou para Salah girar e acertar um chute firme no ângulo para deixar Dubravka sem chances.

O gol precoce não modificou o prognóstico da partida com o Liverpool dominante na posse de bola, sem permitir que o Newcastle trabalhasse a bola. As melhores chances de Steve Bruce surgiriam no contra-ataque, e o primeiro lance de perigo ocorreu aos 15 minutos com Alexander-Arnold fazendo o corte no lançamento de Saint-Maximin.

Aos 20, Longstaff conseguiu passar pelo meio-campo do Liverpool ao receber uma bola lançada nas costas da defesa e a bola sobrou para Alisson fazer sua primeira defesa em chute que saiu fraco. Depois dos sustos, o Liverpool retomou o controle e quase ampliou aos 29′ em saída de jogo errada que terminou no voleio de Diogo Jota, mas o atacante errou o alvo.

Saint-Maximin teve aos 34′ mais uma oportunidade de contra-ataque ao passar por Fabinho e acionar Joelinton, mas o atacante errou o cruzamento buscando Longstaff na esquerda e a bola saiu. Na sequência, o Liverpool desperdiçou uma grande quantidade de chances consecutivas.

Salah teve tudo para marcar seu segundo gol aos 38′ depois de ser acionado por Jota, mas o chute não saiu firme e o goleiro defendeu firme. Aos 40′, em mais uma ação ofensiva rápida, Salah percorreu o corredor direito e tocou para Mane no meio da grande área para concluir, mas o atacante se enrolou e Dubravka defendeu.

Na última chance real de gol no primeiro, Alexander-Arnold desceu pelo canto direito e acertou cruzamento rasteiro na medida para Mane bater de primeira, mas a bola acabou saindo por muito pouco pelo lado esquerdo do gol adversário.

2º TEMPO

O Liverpool tentou repetir o feito do primeiro tempo ao pressionar mais no início para tentar encontrar o gol rapidamente. Na primeira jogada, Salah ganhou espaço na direita e achou Jota na entrada da área, mas o português não dominou e a bola sobrou para Firmino bater de primeira e testar Dubravka, que fez boa defesa.

Na disputa brasileira dentro da área do Newcastle, o goleiro dos Reds se saiu melhor em jogada aos cinco minutos. Joelinton recebeu um bom lançamento de Shelvey nas costas da defesa adversária e saiu no 1v1 com Alisson, que foi apenas na bola e evitou o gol.

A equipe de Steve Bruce voltou do intervalo com maior intensidade e quase surpreendeu o Liverpool aos 10 minutos. Em cobrança de falta, Joelinton passou fácil pela última linha e driblou Fabinho ao cortar para a entrada da área e finalizar, mas Alisson defendeu novamente e evitou a última chance de gol do atacante brasileiro, que foi substituído por Callum Wilson.

Em um jogo cheio de alternâncias, o Liverpool desperdiçou mais uma chance clara aos 12 minutos em bola lançada na área. Mane não conseguiu concluir, mas achou FIrmino em boas condições e o brasileiro chutou buscando o canto do gol. Porém, Dubravka estava atento e salvou o Newcastle.

Outra grande chance do Liverpool foi desperdiçada aos 20′. Robertson fez a jogada individual levando junto três marcadores do Newcastle até bater cruzado em bola que passou muito perto da trave esquerda. Logo depois este lance, Steve Bruce alterou a formação tática para o 4-4-2 com a entrada de Willock e a saída de Clark.

A alteração foi efetiva para o Newcastle, que diminuiu o ritmo do Liverpool e passou a ser mais perigoso nas ações ofensivas, mas o jogo quase foi encaminhado aos 27 minutos em erro na saída de jogo. A bola sobrou de graça para Mane na entrada da área, deixando para Salah chegar de primeira e concluir, mas o egípcio bateu para fora.

Dubravka salvou o Newcastle novamente aos 35 minutos em grande finalização de Mane. O atacante passou por Murphy na esquerda e encheu o pé, mas o goleiro espalmou no reflexo e evitou o gol. Na cobrança de escanteio, Milner chutou firme de fora da área, mas Dubravka agarrou firme.

Steve Bruce resolveu arriscar tudo nos últimos cinco minutos e posicionou sua equipe no 4-3-3 com marcação adiantada. Uma grande chance foi construída aos 44′, Willock recebeu lançamento na direita e cruzou buscando Callum-Wilson na pequena área, mas Fabinho cortou de cabeça.

Pressionando na reta final e aproveitando-se do cansaço dos Reds, o Newcastle quase empatou nos acréscimos. Callum Wilson recebeu em condições de finalizar no 1v1 e invadiu a área. Alisson dividiu mas não evitou o segundo toque de Wilson que conseguiu concluir. Para a sorte momentânea do Liverpool, a bola tocou no braço e o VAR anulou o lance.

Porém, o Newcastle acreditou até o fim e foi premiado com o empate. No último lance do jogo aos 50 minutos, Gayle fez o lançamento da esquerda para o centro da área e Willock concluiu firme para o canto direito, vencendo o goleiro Alisson e arrancando um ponto no Anfield.

Estatísticas

LIVNEW
Posse de bola68%32%
Finalizações227
Chutes no gol94
Escanteios63
Impedimentos14
Faltas97
Cartões Amarelos21
Passes785342
Passes certos91%80%
Cruzamentos7/173/15
Dribles10/2114/25

FICHA TÉCNICA Premier League 2020/21 – 33ª Rodada
Liverpool 1-1 Newcastle

Data: 24/04/2021, 08:30
Estádio: Anfield
Árbitro: Andre Marriner

Gols: 1T 3′ Salah (Liverpool); 2T 50′ Callum Wilson (Newcastle)

Substituições – Liverpool: Milner (Diogo Jota); Curtis Jones (Thiago Alcântara)

Substituições – Newcastle:: Callum Wilson (Joelinton); Willock (Clark); Gayle (Almirón)

Liverpool (4-4-2): Alisson; Alexander-Arnold, Fabinho, Kabak, Robertson; Salah, Wijnaldum, Thiago Alcântara, Sadio Mané; Roberto Firmino, Diogo Jota. Técnico: Jurgen Klopp

Newcastle (5-3-2): Dubravka; Murphy, Fernández, Clark, Dummett, Ritchie; Almirón, Longstaff, Shelvey; Saint-Maximin, Joelinton. Técnico: Steve Bruce

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile