Geral

Lookman faz um hat-trick, Atalanta vence a Liga Europa e acaba com a sequência invicta do Leverkusen

Ademola Lookman marcou os três gols da final e garantiu o título inédito da Liga Europa para a Atalanta

Publicado em

Foto: Richard Heathcote/Getty Images
— Continua depois da publicidade —

Na final da Liga Europa, a Atalanta venceu o Bayer Leverkusen por 3 a 0, todos os gols da partida foram marcados pelo atacante Ademola Lookman. O resultado marca o primeiro título da história do time de Bérgamo da competição e final da incrível sequência invicta do Bayer Leverkusen de 51 jogos sem perder. 

O primeiro tempo foi controlado pela Atalanta, mesmo sem ter grande parte da posse de bola, a equipe de Gasperini marcou bem e soube aproveitar suas chances. O atacante Ademola Lookman marcou os dois gols. No primeiro, ele se antecipou ao cruzamento rasteiro dentro da área e no segundo, ele fez grande jogada e finalizou bonito para ampliar o marcador. Já o Leverkusen não fez uma grande primeira etapa, tendo muitas dificuldades para encaixar seus ataques. 

Já na segunda etapa, o Bayer Leverkusen foi para cima, mas não conseguiu criar grandes chances e deixou espaços no campo de defesa. A Atalanta se fechou e aproveitou os espaços deixados pela equipe de Xabi Alonso. Os comandados de Gasperini chegaram ao terceiro aos 29, com Lookman que pedalou para cima da defesa e bateu forte de esquerda para marcar seu hat-trick. 

Publicidade

1° TEMPO

A decisão começou a Atalanta sendo melhor. Apesar de não ter tido mais a posse de bola neste período, a equipe pressionou a saída de bola do Bayer Leverkusen e criou chances. Logo aos 10 minutos, a pressão Bergamasca surtiu efeito quando Ademola Lookman abriu o placar. Teun Koopmeiners achou Davide Zappacosta, que invadiu a área e cruzou rasteiro. O atacante nigeriano se antecipou a marcação de Exequiel Palacios e tocou para o fundo do gol. 1 a 0 Atalanta. Enquanto a equipe de Xabi Alonso não conseguia encaixar seus ataques, sua primeira finalização só foi acontecer aos 18. Após Frimpong disparar pela direita , ele cruzou rasteiro. Grimaldo furou e a bola sobrou com Stanisic que bateu para defesa do goleiro Musso. 

A marcação da Atalanta sem bola continou surtindo efeito, a equipe assustou e ampliou o marcador com um golaço do atacante inglês naturalizado nigeriano. O camisa 11 bergamasco conduziu pelo meio, deu uma caneta em Palacios e bateu colocado sem chances para Kovar para fazer o segundo. 2 a 0 Atalanta. 

Após sofrer o segundo, o Bayer Leverkusen se mandou para o campo de ataque e pressionou, mas não conseguiu criar grandes chances de marcar. Aos 34, Grimaldo foi lançado na entrada da área, ele tentou encobrir o goleiro, mas o espanhol pegou mal na bola e acabou facilitando a defesa do argentino. Já a Atalanta se fechou e procurou explorar as jogadas pelos lados do campo. A equipe assustou aos 42, após boa jogada de De Ketelaere, pelo lado direito, o belga finalizou para defesa de Kovar. 

Na primeira etapa, o árbitro romeno István Kovács deu dois minutos de acréscimo. No tempo adicional não aconteceu muita coisa, no último lance Xhaka arriscou com perigo, mas não acertou o gol, após isso a primeira etapa foi encerrada. 

2° TEMPO

O segundo tempo da decisão começou sendo mais estudado, o Leverkusen teve mais a posse de bola, mas tinha dificuldades para acertar o último passe. Enquanto a Atalanta se fechou muito bem. Aos 13, Jeremie Frimpong perdeu uma chance. Após jogada trabalhada, Adli cruzou da esquerda, Musso desviou, e o holândes chegou finalizando na grande área, mas mandou longe do gol. 

Após isso, a partida ficou pegada e faltosa, com ambas as duas equipes fazendo muitas faltas. Com o passar do tempo, a equipe bergamasca marcou o terceiro, de novo com Lookman. O camisa 11 recebeu de Pasalic pelo lado esquerdo, invadiu a área, pedalou sobre a marcação, cortou para o pé esquerdo e soltou a bomba para vencer Kovár e colocar a equipe de Bérgamo mais perto da taça. 3 a 0 Atalanta. 

Após o terceiro gol de La Dea a partida ficou mais aberta com ambas as equipes tendo chances, aos 33, Ederson arriscou de longe e Kovár fez a defesa com tranquilidade. A equipe de Xabi Alonso que se lançou ao ataque respondeu com Schick. Após cruzamento de Tella, o atacante tcheco apareceu na pequena área e finalizou de letra, mas a finalização foi bloqueada por Djimsiti. 

Quanto mais perto do fim do jogo a partida se aproximava, a torcida bergamasca começou a puxar o grito de Olé”. No segundo tempo, o juiz István Kovács deu quatro minutos de acréscimos. Logo no primeiro minuto adicional, Hlozek  assustou. O tcheco arriscou de fora da área, e bola passou perto da trave esquerda de Musso, após isso, mais nada aconteceu no jogo. 

Aos 49 minutos, no Estádio Aviva, em Dublin, o árbitro romeno István Kovács deu um ponto final na Liga Europa 2023/2024 e coroou o grande trabalho a longo prazo da Atalanta de Gian Piero Gasperini, fazendo a equipe de Bérgamo vencer a sua primeira Taça Europeia ao derrotar e quebrar a invencibilidade do Bayer Leverkusen de Xabi Alonso, que não perdia um jogo desde o ano passado. 

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile