Atlético-MG

Maior goleada do clássico mineiro completa 93 anos; conheça a história do 9 a 2 do Atlético sobre o Cruzeiro

Publicado em

Foto: Reprodução / Atlético
— Continua depois da publicidade —

O dia de 27 de novembro é uma data inesquecível para o torcedor atleticano. Nesse mesmo dia, em 1927, o Atlético – na época, Athletico – aplicou uma goleada de 9 a 2 sobre o Cruzeiro – na época, Palestra Itália. Apesar de inesquecível, o resultado foi pouco falado até o início da década de 2010, quando foi a vez do Cruzeiro aplicar uma goleada (6 a 1) sobre o Atlético, pelo Brasileiro. A partir disso, a goleada de 9 a 2 do Atlético sobre o Cruzeiro passou a ser lembrado pelos atleticanos, que queriam deixar claro que a maior goleada da história do clássico era do Galo.

Por conta do 9 a 2 ter ficado mais “famoso” e mais comentado após o 6 a 1, há uma briga entre as torcidas. Os cruzeirenses dizem que o resultado é mentiroso, que o atleticano só inventou isso após sofrer o 6 a 1 para se sentirem superiores. Já os atleticanos afirmam que sim, a história é verdadeira e há provas. Nessa briga, quem está certo é o torcedor do Atlético, pois sim, a partida e a goleada aconteceram.

*Atlético-MG = Athletico // Cruzeiro = Palestra

Publicidade

A HISTÓRIA DA GOLEADA
Em 1927, Athletico e Palestra disputavam o Campeonato da Cidade – Pré-campeonato mineiro. Na segunda fase do campeonato, quatro times brigavam pelo título: Atlético, Cruzeiro, América e Villa Nova. A partida em questão, aconteceu na penúltima rodada do campeonato, em dois tempos de 40 minutos, no antigo campo do América-MG, na Av. Augusto de Lima – na época, Av. Paropeba. Com a goleada, o Galo sagrou-se campeão do torneio e levantou pela terceira vez o caneco. Título importante para o Atlético, que na época via o América enfileirar 10 campeonatos seguidos.

Os nove gols do Atlético passaram pelos pés do famoso ataque do “Trio Maldito”, composto por Jairo, Said e Mario de Castro. Dos três, saíram oito dos nove gols do Atlético na partida: Mário de Castro (2 gols), Jairo (3 gols) e Said (3 gols), além deles, Getúlio marcou um gol na partida. No lado do Palestra, o atacante Ninão marcou os dois gols.

Jairo, Said e Mário de Castro, o “Trio Maldito” – Foto: Reprodução / Atletico.com.br

Para a comprovação de que o jogo e a goleada aconteceram, há recortes de jornais da época que relatam a “fácil” vitória do Atlético sobre o ainda nem tão rival (o maior rival na época era o América) Palestra e a conquista do título:

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile