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Maior regata da América Latina conta com cinco classes de barcos
Saiba quais são as classes da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval
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A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval acontecerá de 20 a 27 de julho, reunindo mais de 100 barcos de diversas classes e tamanhos.
Esse é o maior evento da modalidade na América Latina e contará com a participação de atletas olímpicos renomados, como Robert Scheidt e Lars Grael, além de velejadores amadores.
Em sua 51ª edição, a competição é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Nas águas de Ilhabela (SP), são esperados os barcos mais rápidos e modernos do país, competindo ao lado de modelos históricos e veleiros menores ou de cruzeiro.
As classes que usam rating para calcular o vencedor, como ORC, BRA-RGS, Clássicos e RGS Cruiser, estão no calendário, sendo a única classe de monotipos a C-30.
Para garantir uma competição justa entre barcos de diferentes tamanhos, a organização aplica uma regra para corrigir o tempo. Assim, o primeiro barco a cruzar a linha de chegada não necessariamente vence a prova.
“Na equação do tempo corrigido, são consideradas as medidas individuais de cada barco – como tamanho, peso e configuração da vela – para compensar o tempo que cada um leva para completar a prova. Esse método proporciona uma competição justa, permitindo que barcos de diferentes portes e características compitam de forma equitativa”, explicou Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI Daycoval.
Classes Participantes
ORC (Offshore Racing Congress)
A classe ORC é a principal tanto no cenário mundial quanto no Brasil. O vencedor dessa categoria geralmente recebe a chancela de campeão geral da SIVI Daycoval. O atual bicampeão, o Crioula, é um TP52 que compete na ORC.
BRA-RGS
A BRA-RGS é a classe mais numerosa e serve como porta de entrada para velejadores de oceano que migraram da antiga Bico de Proa, agora conhecida como RGS-Cruiser, para uma regra com medição.
Clássicos
Os veleiros Clássicos, modelos de 1979 em diante, atraem a curiosidade dos fãs devido à história que carregam. Esses barcos são conhecidos por sua beleza e tradição.
RGS-Cruiser
A classe RGS-Cruiser, anteriormente conhecida como Bico de Proa, recebeu novas regras e um novo nome para garantir resultados mais justos nas competições. Esta iniciativa, da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) em colaboração com a comunidade náutica, tem aumentado a competitividade e a equidade nas competições de oceano pelo país.
Durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval no YCI, a RGS-Cruiser promete diversão na água e envolverá um número crescente de velejadores. “A classe é a mais legal porque é descontraída, despretensiosa e de baixo custo. Muitas vezes, as tripulações incluem família, crianças e até avós”, comentou Cuca Sodré.
Além da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, também ocorrerá o Campeonato Brasileiro de Oceano para as classes ORC, RGS e Clássicos.
C-30
A C-30 mistura nomes de peso como o bicampeão olímpico Robert Scheidt, os campeões mundiais Alex Kuhl, Geison Mendes e Mario Tinoco, além de velejadores profissionais e amadores.
Maior medalhista brasileiro dos Jogos Olímpicos, Robert Scheidt confirmou presença no Tonka para a SIVI. A participação do atleta, que é o embaixador oficial da Semana de Vela de Ilhabela, já rendeu um lugar mais alto do pódio na Copa Mitsubishi, realizada em junho e que foi uma espécie de aquecimento para o evento.
O C-30 ou Carabelli 30 foi projetado por Horácio Carabelli, um dos grandes nomes da vela sul-americana, atualmente na America’s Cup no desafiante Luna Rossa da Itália. O barco é feito especificamente para regatas de oceano sem tempo corrigido (rating).
A tripulação inclui o timoneiro, o tático, dois trimmers, o proeiro e a secretaria, todos desempenhando papéis essenciais para otimizar o desempenho do veleiro durante as competições.