América-MG
Mairon César valoriza trabalho no América em primeiro ano como treinador
Comandante tem 24 vitórias em 35 jogos pela equipe Sub-20 do Coelho em 2023
— Continua depois da publicidade —
Após trabalhar alguns anos como auxiliar técnico nas categorias de base do América, o jovem treinador Mairon César, de apenas 37 anos, ganhou sua primeira oportunidade como técnico do Sub-20 do Coelho no início de 2023 e vem fazendo um bom trabalho até aqui. O treinador falou sobre esse momento na carreira.
– Primeiramente, ser treinador da equipe Sub-20 do América tem sido muito gratificante e prazeroso. Trabalhar em um clube que vem aproveitando muitos jogadores das categorias de base é um grande desafio, pois temos que estar constantemente preparando novos jogadores para suprir as demandas da equipe principal. Os números servem para corroborar com um processo baseado em muito trabalho, sendo que apesar de ser um indicador de performance, sei que o mais importante é estar oferecendo conteúdos e cenários de qualidade para formar um atleta melhor.
Já no estadual o América chega à semifinal após eliminar o Futgol. O time fechou a primeira fase com a melhor defesa (apenas quatro gols sofridos) e o quarto melhor ataque (35 gols). Tudo isso em apenas 14 jogos. No ano, o time soma 80 gols em 35 partidas, o que equivale a 2,28 gols por jogo. O treinador também comentou sobre o assunto.
– O sistema defensivo vem demonstrando solidez desde a Copinha. Mas, quando analisamos o desempenho da equipe como um todo, a parte ofensiva vem demonstrando um ótimo desempenho nessa temporada também. Acredito em um futebol sem desassociação entre sistemas, momentos, defesa e ataque. Pois quem assiste a equipe Sub-20 do América jogando percebe que os zagueiros são tão ofensivos e armadores quanto os atacantes e os atacantes são defensores assim como os zagueiros. Todos atacam e todos defendem.
O treinador vem acumulando campanhas interessantes nas competições que disputa. O time foi vice-campeão da última Copa São Paulo de Futebol Júnior. Terminou na sexta colocação do Grupo A do Brasileiro e está nas fases de mata-mata da Copa do Brasil e do Mineiro, sonhando com o título. Mairon ainda sofreu perdas no elenco desde o início da temporada com sete atletas subindo para o time principal.
– Vivemos um momento muito interessante nas categorias de base. Assim como a constante evolução da equipe no ano fico satisfeito com o aproveitamento dos jogadores que atuavam no Sub-20, na equipe principal. A Copinha foi algo muito marcante e especial, onde foi aliado performance, paixão pelo jogo, amor pelo clube, sentimento de pertencimento, amizade e muita história dentro do América. Culminando em uma campanha memorável. A temporada de 2023 passa por um processo de reconstrução sendo que sempre que o América estiver envolvido o objetivo é fazer grandes jogos brigar pelo título e o principal, formar excelentes jogadores.
O time se prepara para o confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil da categoria que ocorre já nesta quarta-feira (6) contra o Cruzeiro.