Vasco
‘Mais próximos da identidade que buscamos!’: Barbieri elogia evolução do Vasco e projeta clássico
— Continua depois da publicidade —
O Vasco goleou o Boavista por 4 a 1 na noite desta segunda-feira (27) e assumiu o 3º lugar da Taça Guanabara. Além do ótimo impacto que o resultado trouxe na tabela a evolução no jogo da equipe também deixa otimismo nos torcedores, principalmente para o clássico do próximo domingo, contra o Flamengo, um dos tópicos mais abordados na entrevista coletiva de Barbieri.
Com a goleada, o Vasco chegou a sua terceira vitória seguida e a cinco vitórias nos últimos seis jogos. A evolução é nítida e Barbieri elogiou a equipe em uma de suas respostas, mas também deixou evidente no que o time pegou durante os 90 minutos, além da observação feita quanto o calor que fez no Rio de Janeiro nesta segunda.
“Eu acho que a gente fez um bom jogo, criou um bom volume e boas oportunidades. Talvez faltaram alguns ajustes, a gente acabou cedendo mais contra-ataques do que o habitual, deixou o Boavista ter um pouco mais de espaço. Acho até que ficamos ansioso para fazermos mais gols e acabamos errando passe que não deveríamos. Mas, no geral, fizemos mais um jogo seguro, mais próximo da identidade que buscamos. Estou satisfeito com o resultado!”
“Acho que por conta do calor, acabamos tendo uma intensidade abaixo, mas é um bom resultado. Precisávamos disso pra subir na tabela, ultrapassar dois adversários diretos e se manter na briga”
Após o 2 a 0, logo na volta para o segundo tempo, vimos o Vasco atuar numa rotação mais baixa, sem exigir tanto do Boavista, e, coincidentemente, sofreu o gol neste período. Barbieri descartou a possibilidade do time ter se acomodado com o resultado e exaltou os jogadores que entraram nas substituições seguintes e ajudaram a equipe a segurar e ampliar o resultado.
“Não sei se houve um relaxamento, mas talvez tenhamos perdido um pouco de concentração/foco. Começamos a deixar as distâncias entre as linhas um pouquinho maiores, acabamos levando um gol de um erro nosso na saída de bola. Mas depois das alterações acho que conseguimos subir de novo no jogo, com mais intensidade e gerando mais chances, inclusive os dois gols, até conseguirmos sair com a vitória.”
Para finalizar, a principal pauta no Vasco a partir de hoje passa a ser o clássico contra o Flamengo, no próximo domingo (5). E o duelo já começou a ser abordado no fim da entrevista coletiva. O técnico foi perguntado se o fato do Vasco precisar somar pontos para passar de fase interfere ou gera alguma motivação a mais para a partida. E, logo depois, também foi indagado sobre um possível fracasso, caso o time não avance até as finais. Barbieri minimizou o “peso” a mais que o clássico contra o Fla pode ter e foi sincero ao deixar claro que um eventual fracasso no Carioca não deve interferir no planejamento do Vasco para a temporada.
“O jogo de domingo é um clássico que, por si só, traz uma motivação diferente, traz um ambiente, uma semana diferente na preparação; e mesmo se não tivesse a questão da classificação seria encarado com muita seriedade. Então não acho que a questão da classificação traga um peso maior”
“Em relação ao campeonato, a gente segue, como o Paulo Bracks frisou, tratando como uma pré-temporada, tentando desenvolver e aprimorar uma forma de jogar, o conhecimento dos jogadores, dando oportunidade pra jogadores jovens jogarem, como foi o Rayan hoje, entendendo como cada um pode ajudar ao decorrer da temporada. Mas é claro que, como em todo campeonato, a gente sempre tem um objetivo, que é de ir o mais longe possível, tentar classificar, chegar nas finais, e isso não é diferente no Campeonato Carioca.”