Futebol
Maracanã completa 70 anos e ENM traz curiosidades da inauguração do estádio
— Continua depois da publicidade —
Há exatos 70 anos, nascia um gigante que entraria para a história do futebol. Com a alcunha de “maior estádio do mundo”, no dia 16 de junho de 1950, era inaugurado o Estádio Jornalista Mário Filho, mas esse templo mundial ficaria conhecido para sempre como Maracanã, sendo palco de partidas memoráveis e que ficaram eternizadas na memória de torcedores ao redor do planeta.
Mas uma pergunta que muitos fazem é: qual o significado da palavra Maracanã? A palavra vem do tupi maraka’nã e significa “semelhante a um chocalho”. A região do Rio Maracanã era habitada por várias espécies de aves, como o papagaio Maracanã-Guaçu, que fazia um barulho parecido com o de um chocalho. A maneira popular como o estádio ficou conhecido e o fato de ter o rio que corre ao seu lado como um homônimo, em 1981, o bairro foi batizado com o mesmo nome.
Estádio poderia ter sido construído em Jacarepaguá
A história do Maracanã não começou apenas em 1950. Bem antes da sua inauguração, em 1938, quando ainda acontecia a Segunda Guerra Mundial, o então presidente da Federação Internacional de Futebol, Jules Rimet, visitou o Rio de Janeiro e se empolgou com a possibilidade da Copa do Mundo ser disputada novamente na América do Sul. Com muitos países europeus destruídos por conta dos embates entre as nações, a sede do 4º Mundial entre seleções foi confirmada para o Brasil.
Porém, para a disputa da Copa do Mundo, houve um consenso de que um grande estádio deveria ser construído na capital do Brasil na época, mas apenas em 1948 as obras começariam. Entretanto, o local para o templo do futebol gerou polêmicas. Mendes de Moraes, prefeito do Rio de Janeiro na ocasião, escolheu o Bairro da Tijuca, Zona Norte da cidade, para a construção, num terreno em que ocorria corridas de cavalo, no Derby Club, que ficava ao lado do Rio Maracanã.
Entretanto, em 1932 as provas de turfe ganharam força em outro bairro do Rio de Janeiro, a Gávea, onde até hoje se localiza o Jockey Club, local tradicionalíssimo de corrida de cavalos. Com isso, o Derby Club ficou servindo apenas para guardar materiais e virou um deposito de carros do Exército. Todavia, o local foi contestado pelo então vereador Carlos Lacerda, que futuramente seria deputado federal e governador do antigo estado da Guanabara, pois sua intenção era que o estádio fosse erguido em Jacarepaguá.
Acabou que Mendes de Moraes venceu essa queda de braço e contou com o apoio de um importante veículo de comunicação da época. O Jornal dos Esportes publicou diversos conteúdos de apoio à construção do estádio na Tijuca e também realizou uma pesquisa popular, que teve como resultado a preferência pela mesma região. Quem era o editor chefe do jornal? Um tal de Mário Filho. Inclusive, a escolha de batizar o local com o seu nome foi pela maneira que ele apoiou a construção no antigo Derby Club.
No dia 2 de agosto de 1948, houve o lançamento da pedra fundamental e o início da construção do estádio. Num primeiro momento, a arquitetura do estádio projetava uma capacidade para cerca de 155 mil espectadores, mas diversas vezes o Maracanã recebeu público superior a esse número, inclusive na final da Copa do Mundo de 1950, onde estimou-se mais de 200 mil pessoas presentes na decisão daquele Mundial.
Inauguração ocorre uma semana antes da Copa do Mundo
No dia 16 de junho de 1950, o estádio foi inaugurado e a primeira partida ocorreu no dia seguinte, entre a Seleção do Rio de Janeiro e a Seleção de São Paulo. O primeiro gol do estádio foi marcado por Didi, que na época defendia o Fluminense e seria campeão do mundo anos depois com a Seleção Brasileira, para os cariocas. Mas a equipe de São Paulo virou o jogo e venceu por 3 a 1. Mas o Maracanã foi inaugurado incompleto, com algumas partes da estrutura inacabadas. E inclusive, durante partidas da Copa do Mundo, era possível ver materiais de construção espalhados por onde os torcedores passavam.
Exatamente uma semana depois da sua inauguração, o Maracanã recebeu sua primeira partida oficial, na abertura da Copa do Mundo de 1950, com o Brasil goleando o México por 4 a 0. Porém, um mês após ao seu primeiro jogo, ocorreu a final do Mundial e para muitos, é a maior tragédia do estádio até hoje. Com mais de 200 mil pessoas assistindo a decisão, a Seleção Brasileira perdeu de virada, por 2 a 1, para o Uruguai e desperdiço a chance de ser campeã do mundo pela primeira vez, em um duelo que ficou conhecido como Maracanazo.