Automobilismo
Max Verstappen conquista a pole position para a primeira corrida de Fórmula 1 de 2023
— Continua depois da publicidade —
O atual bicampeão mundial da categoria mais popular do automobilismo mundial, o holandês Max Verstappen foi o piloto mais rápido da classificação para a definição do grid de largada para o Grande Prêmio do Bahrein, que marca a estreia da temporada de 2023 da F1. A primeira classificação foi emocionante, com a definição sendo apenas revelada na última sessão do qualy e deixou a emoção latente para a corrida deste domingo (5).
O começo da classificação viu o carro de Charles Leclerc perder dois pedaços logo na sua primeira volta e causando a primeira bandeira vermelha da temporada para que os detritos pudessem ser limpos da pista. Com os carros acelerando, os destaques foram as Red Bulls, assim como a própria Ferrari e a Mercedes. Individualmente, Fernando Alonso, agora na Aston Martin, esteve entre os 3 primeiros na sessão, enquanto seu companheiro de equipe Lance Stroll se adaptava com a pilotagem com os punhos machucados.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Entre os pilotos estreantes na temporada, o americano Logan Sargeant foi o que melhor se saiu, cravou o mesmo tempo de Lando Norris, mas como o britânico fez o tempo primeiro ficou com a décima quinta posição enquanto o piloto da Williams ficou no Q1. Já Nyck De Vries fez o penúltimo tempo ficando à frente apenas do francês Pierre Gasly que faz a sua primeira temporada pela Alpine. O australiano Oscar Piastri não fez muito melhor, ficando apenas a frente do holandês da Alpha Tauri com a diferença nos centésimos de segundos.
Fazendo o seu retorno à F1, o alemão Nico Hulkenberg, surpreendeu no Q1 com 1min31seg204, e inclusive conseguiu se classificar para o Q3, mas decidiu não sair e larga da décima colocação, a frente de Lando Norris, que se recuperou durante a sessão mas não o suficiente para avançar à sessão seguinte. Enquanto Gasly decepcionou na sua primeira classificação pela Alpine, Esteban Ocon conseguiu se garantir na nona posição fazendo o tempo de 1min30seg984.
A Aston Martin começou a classificação dando a impressão que estaria brigando pela pole position mas acabou com Fernando Alonso na quinta colocação com 1min30seg336 e com o Lance Stroll na oitava com 1min30seg836 a cinco décimos de Lewis Hamilton que ficou com a sétima posição. As duas Ferraris vão se posicionar na terceira e quarta colocação respectivamente, com Charles Leclerc e Carlos Sainz. George Russell ficou na sexta posição. As duas primeiras colocações ficaram com a equipe austríaca Red Bull, Max Verstappen cravou a pole position com o tempo de 1min29seg708 enquanto seu companheiro de equipe o mexicano Sérgio Pérez fez o segundo melhor tempo com 1min29seg846.