Mais Esportes
Medalhistas Olímpicos encontram alunos de escolas estaduais de São Paulo, em palestra para OBM
Maurren Maggi e Tiago Camilo conversaram e motivaram estudantes que farão provas para OBM, nos dias 10 e 11 de outubro.
— Continua depois da publicidade —
Maurren Maggi e Tiago Camilo conversaram e motivaram estudantes que farão provas para OBM, nos dias 10 e 11 de outubro.
Os alunos das escolas estaduais de São Paulo (Omasp) tiveram uma grande oportunidade, no início desta semana, de ter um encontro bastante agradável e proveitoso com dois medalhistas olímpicos, Maurren Maggi (atletismo) e Tiago Camilo (judô). Esse encontro ocorreu em um ginásio localizado no Conjunto Desportivo Baby Barioni, na Água Branca, e serviu como uma fonte de inspiração e motivação para os estudantes que participarão futuramente da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
O intuito da conversa era fazer com que os estudantes entendessem como é a sensação e como funciona participar de uma competição, mas, sobretudo, também era fazer com que os alunos se interessassem pelo o mundo do esporte e entendessem quais as tècninas que os atletas usam para se manter firme e confiante, sem que o desânimo abalasse eles mais seriamente. Assim sendo, Maurren destacou um dos momentos em que ela achou bastante importante:
“Muita gente duvida da sua própria capacidade e a gente nunca pode duvidar disso. Temos que saber que somos capazes de chegar. Ninguém é melhor que ninguém, mas a gente tem que saber o nosso lugar e a nossa perseverança, o nosso esforço e tudo vem à tona. Pude passar um pouquinho da minha trajetória e da dificuldade que foi para conquistar a medalha, que não é nada diferente da medalha deles”, disse a esportista.
A partir disso, os alunos que são de diferentes regiões do estado de São Paulo, mais especificamente de 67 diretorias regionais, tiveram a chance de conhecer figuras muito significativas na sociedade, sejam por instituições públicas ou por figuras públicas. Eles puderem conhecer, através de um passeio, a USP (Universidade São Paulo) e como ela funcionava e, também puderam conhecer a campeã da Olimpíada Brasileira de matemática que possui uma carreira muito interessante, uma vez que foi aprovada em primeiro lugar para a Escola Politécnica de São Paulo e em segundo lugar para o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Sobre os atletas
Maurren Maggi e Tiago Camilo são dois atletas que conquistaram medalhas olímpicas e fizeram história nos seus respectivos esportes. Sobre a primeira, Maggi nasceu em São Paulo e foi a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro olímpica em provas individuais do atletismo, além de possuir quatro medalhas pan – americanas que marcaram sua carreira.
Já sobre Tiago Camilo, o atleta começou no judô desde de pequeno e, desde então, obteve muitas vitórias no esporte, sendo vice-campeão olímpico, oito vezes campeão brasileiro, oito vezes campeão paulista e sendo vice-campeão olímpico em Sydney. Todas essas marcas e a paixão pelo judô fez com que Camilo investisse em uma instituição voltada para o esporte e, desenvolvesse e estimulasse diversas outras pessoas.