Mercado de transferências: confira quem reforça o Fortaleza para 2023
— Continua depois da publicidade —
A equipe do Fortaleza inicia o ano de 2023 já com alguns nomes confirmados para a nova temporada que se aproxima. Até o momento, foram cinco jogadores que foram contratados pelo Leão do Pici. O principal destaque está no retorno de Yago Pikachu, um dos principais nomes tricolores dos últimos anos.
A necessidade de contratações é muito importante para o clube, pois o calendário deste novo ano estará lotado. Logo neste início de temporada, o Fortaleza terá duelos pela Copa do Nordeste, Campeonato Cearense e fase preliminar da Copa Libertadores da América. Além disso, é claro, terá compromissos pela Copa do Brasil e Brasileirão.
Com esse cenário bastante similar ao ano de 2022, o presidente Marcelo Paz tentará evitar o que ocorreu anteriormente. Nos primeiros seis meses, o elenco tricolor teve dificuldades para se adaptar à maratona de jogos, ocasionando numa campanha de lanterna no Brasileirão. No segundo semestres, novos contratados chegaram, o calendário afrouxou e as vitórias retornaram.
CONFIRA TODAS AS CONTRATAÇÕES DO FORTALEZA PARA 2023
Yago Pikachu (Shimizu S-Pulse)
Um dos principais jogadores do Fortaleza nos últimos anos deixou o clube cearense na janela de transferência de julho do ano passado. Apesar da saída, seu impacto no Shimizu S-Pulse, do Japão, foi muito pequeno. Inclusive, foi rebaixado para a segunda divisão do futebol japonês.
Por conta disso, o clube japonês emprestou o atleta, para que a folha de pagamento ficasse compatível ao momento atual. Então, Pikachu tem a previsão de permanecer em Fortaleza até o fim de 2023.
Christian Bernardi (Colón)
Uma das novidades para este ano é o argentino Christian Bernardi, de 32 anos. Ele atuou pelo Colón desde 2017, onde chegou a conquistar a Copa da Liga em 2020/21. Sua contratação teve um custo de US$ 200 mil por 100% dos seus direitos, permanecendo no Pici até 31 de dezembro de 2024.
Meio-campista, Bernardi tem um viés mais ofensivo, e servirá para cobrir o buraco no elenco deixado pelas saídas de Matheus Vargas e Lucas Lima. A influência de Juan Pablo Vojvoda nessa contração foi enorme. Em conversa com o compatriota, o técnico tricolor convenceu o atleta, que estava sendo procurado por clubes maiores da Argentina.
Dudu (Atlético-GO)
O Atlético-GO não terminou o Campeonato Brasileiro numa posição confortável, porque foi rebaixado para a segunda divisão no ano passado. Mas um dos destaques do elenco, o lateral-direito Dudu, acertou com o Fortaleza recentemente. O clube cearense comprou 40% dos direitos econômicos do atleta, por um valor não divulgado.
Com grandes apresentações na campanha semifinalista do Atlético-GO na Copa Sul-Americana 2022, Dudu pode ter espaço no time titular de Vojvoda, mas vai precisar mostrar serviço frente à concorrência. Na reta final da temporada passada, Tinga assumiu a titularidade da posição, e é um dos grandes líderes do elenco leonino.
Bruno Pacheco (Ceará)
Com a queda do rival Ceará para a segunda divisão do futebol brasileiro, muitos clubes do país poderão aproveitar alguns bons jogadores disponíveis naquele elenco. Um deles foi o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, de 31 anos. Sua contratação custou ao Fortaleza R$ 2 milhões por 80% de seus direitos, com um contrato previsto para encerrar em 31 de dezembro de 2024.
A expectativa é de que a chegada de Bruno Pacheco seja para assumir, logo de cara, a titularidade da posição. Com a saída de Juninho Capixaba, titular da lateral-esquerda em 2022, o espaço deverá ser aproveitado pelo ex-jogador do Vozão.
João Ricardo (Ceará)
Outro caso similar ao de Bruno Pacheco é João Ricardo. O também jogador do Ceará foi rebaixado em 2022 e ganhou visibilidade no mercado de transferências. Não à toa, o Fortaleza se aproveitou da situação – e também da aposentadoria de Marcelo Boeck – para trazer o atleta. Ele foi anunciado com atraso, neste último domingo (1º), pois o contrato se encerrou no último dia 31.
A expectativa é de que ele seja o reserva imediato de Fernando Miguel, que acertou uma renovação como Leão do Pici no ano passado. Além disso, o goleiro de 37 anos mostrou boas apresentações na reta final de Brasileirão, então sua titularidade é incontestável por enquanto.
CONFIRA LISTA DE JOGADORES QUE DEIXARAM O FORTALEZA
- Lucas Lima – sem contrato
- Juninho Capixaba – Red Bull Bragantino
- Marcelo Boeck – aposentou
- Matheus Vargas – Sport (empréstimo)
- Landázuri – Independente Del Valle
- Felipe – Goiás
- Edinho – Sport (empréstimo)