Santos
Miguelito, Zabala e Enzo Monteiro? Parceiro do Santos na base, conheça o Projeto Bolívia 2022
— Continua depois da publicidade —
O Santos é mundialmente conhecido por revelar diversos jovens em suas categorias de base e por isso ganhou o apelido ‘Meninos da Vila’. Termo direcionado especialmente aos atletas que atuam no alvinegro praiano desde o início de sua carreira.
Seguindo esta direção, o clube do litoral abraçou um novo plano. Com o objetivo de descobrir novos talentos sul-americanos, percebeu que tinha que abrir fronteiras. Por esta linha, decidiu fechar uma parceria, com a finalidade de ‘caçar’ novos talentos. O nome chama-se Projeto Bolívia 2022.
Para saber mais sobre o Santos siga o Esporte News Mundo pelo Twitter, Facebook e Instagram.
Atualmente, com a sociedade imposta, as equipes de base do Santos integra atletas bolivianos e a intenção é fazer uma relação com equipes do Brasil, em prol de elevar o nível do futebol no país .
O representante da organização Paulo Roberto atendeu ao Esporte News Mundo e detalhou o passo a passo da empresa.
“O Projeto Bolívia 2022 nasceu em meados de 2015, à frente do presidente e investidor espanhol Jordi Chaparro. A intenção sempre foi focar todos os esforços na formação de jogadores de alto nível para exportá-los para o exterior e ajudar a Seleção Boliviana e o país a ter melhores jogadores. O nosso foco é totalmente nas divisões menores, também a nível da formação de treinadores e organizações de torneios” – disse.
Além disso, detalhou o procedimento de busca de atletas em todo o território da Bolívia.
“Nosso mecanismo para selecionar e atrair talentos bolivianos é muito diversificado. Temos um trabalho de scouting que percorre todo o país em busca dos jogadores mais talentosos – explicou.
Durante a seleção dos jogadores, Paulo Roberto relatou que existe um local com a finalidade de promover os jovens.
“Organizamos, duas vezes por ano, testes abertos em nosso Centro de Alta Performance, para podermos ver em ação e recrutar jogadores. Temos uma escolinha de futebol na qual muitos jogadores se escrevem para um dia poder acessar nossa academia elite” – falou.
No processo, existem também análises sobre os atletas de times adversários e que pela performance, tende a ser convidados, como afirmou o entrevistado.
“Todos os finais de semana nossos treinadores fazem um relatório dos melhores jogadores do time rival“- abordou.
O futebol brasileiro abriu as portas para a organização e o Santos foi o primeiro clube no país a entender o Projeto Bolívia 2022. Por isso, existe uma confiança com a agremiação paulista. Além do Peixe, o Athletico Paranaense é outro parceiro estabelecido.
“O Santos foi nosso primeiro grande aliado, o primeiro que nos abriu as portas no Brasil. Atualmente mantemos uma grande relação de confiança e de trabalho com eles. Mas também temos acordos com outros clubes. Temos relacionamento com muitos clubes do Brasil, mas os com os quais temos um acordo de cooperação mais estabelecido é com o Santos e o Athletico Paranaense” – confessa.
Oriundos do propósito, estão os jogadores da equipe de base do alvinegro praiano. Entre eles são o zagueiro Leonardo Zabala, o meia Miguel Terceros e o atacante Enzo Monteiro. O representante revela os caminhos para os jogadores no clube.
“Exatamente! (Os atletas) Miguel Terceros, Leonardo Zabala e Enzo Monteiro fazem parte do plantel Sub-20 e Marcelo Torrez do Sub-17 do Santos FC. Temos também Fernando Nava no Sub-20 da Athletico Paranaense. A ideia é continuar exportando jogadores para o Brasil, não só para esses clubes, mas também para abrir novos caminhos, porque é uma fórmula e um mercado que está funcionando muito bem” – reiterou.