Futebol Internacional
MLS: Campeão, sonho do Palmeiras artilheiro, classificação no último minuto e playoffs definidos; veja lances
— Continua depois da publicidade —
A última rodada da temporada regular da MLS, liga de futebol dos Estados Unidos, terminou com muita emoção na noite deste domingo. Foram conhecidos os classificados e os eliminados dos playoffs da liga, além do artilheiro.
*A MLS segue o padrão das ligas americanas, com temporada regular (pontos corridos) e playoffs (mata-mata), além da divisão em conferências (leste e oeste)
Por ser a última rodada, os times das conferências se enfrentaram entre si, ou seja, conferência leste contra conf. leste e oeste contra oeste. As partidas foram realizadas em dois horários, as do leste às 17h30 (de Brasília) e do oeste às 20h.
Acompanhe tudo sobre a MLS no @MLS__Brasil
CONFERÊNCIA LESTE
Nos jogos da conferência leste, nenhuma grande surpresa. Já conhecíamos o líder da conferência, New England Revolution, que fez incríveis 73 pontos em 34 jogos (recorde da liga) e foi também coroado como campeão da Suporters’ Shield, que é a temporada regular.
Além da equipe de New England, os outros seis classificados foram: Philadelphia Union, Nashville SC, New York City, Atlanta United, Orlando City e New York Red Bulls. Os destaques dos classificados ficam para os gols de Fábio, atacante brasileiro do NY Red Bulls, que marcou com 30 segundos de jogo (veja aqui); Josef Martinez, um dos grandes nomes da liga, que virou o jogo para o Atlanta com um golaço (veja aqui) e o grande destaque é de Valentín “Taty” Castellanos, sonho do Palmeiras no início da temporada, marcou o gol de empate do NY City (veja aqui) e garantiu a artilharia da MLS com 19 gols:
Equipes como DC United, Columbus Crew e CF Montréal ainda tinham chance de garantir a classificação, mas os resultados das equipes antes citadas não contribuíram para que elas conseguissem entrar na zona de classificação e acabaram sendo eliminadas. Além deles, também não se classificaram o Inter Miami, o Chicago Fire, o Toronto FC e o FC Cincinnati – que foi o pior time da liga, com 20 pontos.
CONFERÊNCIA OESTE
A conferência oeste foi a que teve a grande história da última rodada da MLS. Nela, haviam duas disputas, uma pela liderança e a outra pela classificação aos playoffs. Na briga pela liderança, Seattle Sounders, Sporting Kansas City e Colorado Rapids a disputavam. Os dois primeiros eram os “favoritos”, mas tropeçaram e viram o Colorado Rapids, que goleou o LAFC por 5 a 2, assumir o topo da conferência.
O mais emocionante, no entanto, foi a briga pelos playoffs. Cinco times disputavam três vagas – Minnesota United, Vancouver Whitecaps, LA Galaxy, Real Salt Lake e LAFC – mas a tabela ia seguindo como começou até o último segundo da rodada, quando o Real Salt Lake marcou aos 96 minutos, venceu o Sporting Kansas City e eliminou o LA Galaxy, que apenas empatou com o Minnesota, em casa.
Sendo assim, nem os dois gols de Chicharito Hernandez foram suficientes para salvar o Galaxy. Os classificados do Oeste foram: Colorado Rapids, Seattle Sounders, Sporting Kansas City, Portland Timbers, Minnesota United, Vancouver Whitecaps e Real Salt Lake. Já os eliminados foram, coincidentemente, os três times da Califórnia: LA Galaxy, LAFC e San Jose Earthquakes; e os três times do Texas: FC Dallas, Austin FC e Houston Dynamo.
Confira os resultados da última rodada e a posição de cada equipe na temporada regular da MLS:
CONFERÊNCIA LESTE | CONFERÊNCIA OESTE |
(9°) Columbus Crew 2×0 Chicago Fire (12°) | (10°) SJ Earthquakes 1×1 FC Dallas (11°) |
(10°) CF Montréal 0x2 Orlando City (6°) | (3°) Sporting KC 0x1 Real Salt Lake (7°) |
(4°) NY City 1×1 Philadelphia Union (2°) | (8°) LA Galaxy 3×3 Minnesota United (5°) |
(14°) FC Cincinnati 1×2 Atlanta United (5°) | (1°) Colorado Rapids 5×2 LAFC (9°) |
(13°) Toronto FC 1×3 DC United (8°) | (6°) Vancouver Whitecaps 1×1 Seattle Sounders (2°) |
(3°) Nashville SC 1×1 NY Red Bulls (7°) | (4°) Portland Timbers 3×0 Austin FC (13°) |
(1°) New England Revolution 0x1 Inter Miami (11°) | – |
PLAYOFFS
Os playoffs da MLS são disputados em jogo único, na casa do time de melhor campanha. Por terem sido líderes de suas conferências, New England Revolution e Colorado Rapids ganham descanso na primeira eliminatória. Veja os confrontos:
Os playoffs se iniciam em duas semanas, no dia 20 de novembro, e a grande final está prevista para o dia 11 de dezembro.