Mais Esportes

Modalidades se unem pela saúde das praias e dos mares

Durante o painel, a CBVela apresentou sua visão e ações alinhadas com a agenda 2030 da ONU, que inclui os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

No último dia do COB Expo, um painel intitulado “Esporte e Sustentabilidade” reuniu representantes da CBVela (Confederação Brasileira de Vela), CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) e do Instituto-E, fundado e presidido por Oskar Metsavaht.

Este encontro, que ocorreu na sexta-feira (29) em São Paulo (SP), marcou o encerramento da primeira edição deste evento.

Durante o painel, a CBVela apresentou sua visão e ações alinhadas com a agenda 2030 da ONU, que inclui os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Publicidade

A CBSurf e o Instituto-E compartilharam um diagnóstico ESG (sigla em inglês para Environmental, Social, and Governance) abrangendo todo o país, no qual a CBVela também se uniu.

O principal objetivo desse esforço conjunto é coletar dados relacionados às questões sociais, ambientais e financeiras que afetam as confederações esportivas, visando promover futuras ações em prol da preservação dos oceanos e da inclusão social, que a chamada “economia azul” pode proporcionar.

O COB Expo foi um evento de grande magnitude, com mais de 300 horas de painéis, 490 horas de conteúdo educativo e a presença de renomados nomes do esporte brasileiro e internacional.

Contou com a participação de 120 expositores de diversos setores do mercado esportivo e 200 palestrantes, além de atividades esportivas nas quadras e pistas montadas no local.

Teco Padaratz, um ícone do surfe nacional e atual presidente da CBSurf, falou: ”Acredito que estamos deixando um dos maiores legados para a sociedade na área ambiental e no social. Estarmos conectados em um projeto mundial que visa a proteção e a preservação dos oceanos. Acredito que ambos os esportes são a junção perfeita para compartilhar esse recado”.

O painel foi conduzido por Hugo Mósca, diretor administrativo da CBVela, que, juntamente com Sandra Di Croce Patricio, Diretora de Sustentabilidade, desempenhou um papel fundamental na integração da confederação esportiva brasileira à Rede Brasil do Pacto Global da ONU e na adoção da Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em seu planejamento estratégico.

Marco Aurélio, presidente da CBVela e anfitrião do painel, encerrou o evento, convidando representantes do esporte e do COB a continuarem com reuniões periódicas sobre ESG e a compartilharem relatórios de desempenho.

Mariana Bazzoni, Diretora do Instituto-E, compartilhou sua perspectiva, salientando que esse encontro representa um marco na discussão da cultura oceânica e da sustentabilidade no esporte. Ela enfatizou que o esporte oferece uma plataforma valiosa para abordar esses temas e gerar novas ideias para impulsionar projetos futuros.

Foto: Flávio Perez | On Board Sports

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile