Futebol Internacional

Mourinho está próximo de feito inédito na história do futebol europeu

Publicado em

Foto: Divulgação / Roma
— Continua depois da publicidade —

O técnico José Mourinho, da Roma, está em busca de um feito inédito entre os treinadores do futebol europeu. Depois de conquistar duas vezes a Liga dos Campeões e repetir o bicampeonato na Liga Europa, o treinador português agora tem como objetivo o título da Conference League. Se atingir o feito pela Roma, Mourinho vai se tornar o único treinador da história a ter título nas três principais competições continentais do futebol europeu.

A Roma está na semifinal da competição e terá a chance de decidir em casa, contra o Leicester, da Inglaterra, uma vaga na decisão. Depois do empate por 1 a 1 no primeiro jogo, os italianos precisam de qualquer vitória para se garantir na final e manter o técnico José Mourinho com possibilidade de deixar o seu nome ainda mais marcado na história do esporte.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Publicidade

A Conference League foi criada pela Uefa e tem a sua primeira edição disputada justamente nesta temporada. A competição aparece como um terceiro escalão do futebol europeu, apenas atrás da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Anteriormente, a entidade europeia organizava a disputa da Taça Intertoto, que tinha o mesmo critério de classificação da atual Conference League. No entanto, a competição foi extinta em 2008.

Enquanto a Taça Intertoto estava em disputa, treinadores históricos como Carlo Ancelotti e Claudio Ranieri foram alguns dos campeões, mas estes dois não conseguiram títulos nas competições continentais dos três escalões. Ancelotti tem três edições da Liga dos Campeões em seu currículo, mas nunca conquistou a Liga Europa. Ranieri, por sua vez, tem apenas a Taça Intertoto como torneio continental em sua carreira.

Mourinho tem, ao todo, quatro títulos continentais em sua passagem como treinador no futebol europeu. Pelo Porto, o português foi campeão da Liga dos Campeões na temporada 2003/04 e venceu a Copa da Uefa (atual Liga Europa) durante a temporada 2002/03. Na Inter de Milão, da Itália, Mourinho conquistou a sua segunda edição de Liga dos Campeões, em 2009/10. Já no Manchester United, o treinador venceu pela segunda vez a Liga Europa, desta vez na temporada 2016/17.

Com quatro títulos continentais no futebol europeu, Mourinho se consagrou como um dos treinadores mais vitoriosos nas competições entre clubes dos continentes. Carlo Ancelotti, Sir Alex Fergunson e Giovanni Trapattoni, com sete conquistas cada, são os treinadores com mais títulos continentais na Europa. Se vencer a Conference League, além do feito inédito, Mourinho chegará a cinco conquistas continentais, assim como Zinedine Zidane, Pep Guardiola, Bob Paisley, Nereo Rocco e Louis Van Gaal.

Dos treinadores que ainda atuam no futebol profissional da Europa, o holandês Louis Van Gaal e o espanhol Rafa Benítez são os que estão mais próximos do feito que José Mourinho pode conseguir. Ambos já conquistaram a Liga dos Campeões e a Liga Europa, mas ainda não foram campeões continentais em torneios do terceiro escalão do futebol europeu.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile