Mais Esportes

Mr. Olympia Brasil Expo e grandes marcas de nutrição esportiva estão alinhadas no desenvolvimento do setor

Publicado em

Giba Jr/Divulgação
— Continua depois da publicidade —

A dobradinha suplementação alimentar e bem-estar é responsável por 110 milhões de dólares anuais em negócios em todo o planeta. O Brasil, evidentemente, tem participação importante nessa engrenagem.

Black Skull, Max Titanium, Probiótica e Shark Pro são algumas das mais relevantes marcas do segmento de nutrição esportiva confirmadas no Mr. Olympia Brasil Expo 2023, maior evento do setor no país, que será realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, no Pro Magno, em São Paulo (SP). Elas ajudam a impulsionar esse mercado em franca e contínua expansão por aqui. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), o crescimento será de pelo menos 9,6% até 2027.

Houve um tempo em que a cartilha da boa alimentação, para aqueles que praticam regularmente algum tipo de exercício físico, principalmente musculação, passava apenas bela busca de bons nutrientes através da alimentação convencional. Isso caiu por terra porque se sabe hoje que as necessidades do organismo, submetido a um treino de resultados, depende das minúcias e, principalmente, da praticidade que a suplementação alimentar pode entregar. Mas, que fique claro, uma coisa não substitui a outra, ou seja, comida saudável e suplementos continuam andando de mãos dadas, sob o aval de nutricionistas e profissionais médicos.

Publicidade

Para quem aprecia números, a dobradinha suplementação alimentar e bem-estar gera 110 milhões de dólares por ano em negócios no planeta, segundo dados da Euromonitor International, provedora mundial de informações sobre comércio, consumo e análise de mercado. Nesse cenário, fica fácil entender porque o setor de nutrição esportiva está a mil no país, e tem na feira Mr. Olympia Brasil Expo, organizada pela Savaget Promoções & Eventos, em parceria com a Musclecontest, uma de suas maiores vitrines. “O evento é uma oportunidade única para que as marcas desse segmento se comuniquem, que tenham acesso a muitos lojistas e consumidores ávidos por novidades e bons negócios. É por isso que esperamos crescer 12% em relação à feira passada”, diz Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget.

Na edição 2022 do Mr. Olympia Brasil Expo, 50 marcas de nutrição esportiva e moda fitness estiveram presentes, recebendo mais de dois mil parceiros comerciais e lojistas, acumulando 50 milhões de reais em negócios. O público estimado foi de 20 mil pessoas nos três dias de evento.

Entretenimento

Obviamente, o foco são os negócios, com uma vitrine recheada de produtos. Mas o que seria de uma feira não fosse o espetáculo capaz de entreter? Não sem motivo, os expositores capricham para atrair visitantes. A Black Skull, por exemplo, terá muitas atrações para aqueles que passarão pelo estande da empresa. Por exemplo: atividades com a equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), pole dance, exposição de motocicletas Harley Davidson, sessão de fotos e autógrafos com os atletas Sérgio Oliva Jr, Bruno Moraes e Goodvito, além da presença da lenda do Mr. Olympia, o americano Vicent Taylor, considerado um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos.

Também turbinando o mercado de nutrição esportiva, servindo de espelho para os aficionados de musculação, ocorre, ainda, no Pro Magno, o maior campeonato de bodybuilding do país. São mais de mil atletas em busca do pro card, que dá acesso à elite da modalidade. São homens e mulheres de fibra e com muito foco, que também utilizam os recursos da suplementação alimentar para esculpir o visual que a disputa exige, de acordo com cada categoria. “Esses competidores incentivam todos os interessados no treinamento de alto nível, mesmo quando a ideia é apenas sentir-se bem na própria pele”, diz Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile