Palmeiras
Gabriel Vareta, do Sub-20 do Palmeiras, antecipa grande final do Campeonato Brasileiro
Vice-campeão em 2023, zagueiro alviverde quer mais um título para sua carreira
— Continua depois da publicidade —
Próximo de jogar a final do Campeonato Brasileiro Sub-20 pelo Palmeiras, o zagueiro Gabriel Vareta cometou a expectativa para o duelo contra o Cruzeiro, na sexta-feira (20), às 21h30, no estádio Independência, buscando conquistar o título que escapou por muito pouco na temporada anterior.
O atleta relembrou como a equipe digeriu o resultado e disse que a derrota na edição passada serviu de motivação para a decisão.
— Aquela final foi algo que ficou entalado entre a gente, mas que dá ainda mais motivação para buscarmos o título esse ano. Diferentemente daquele jogo, agora vamos poder jogar a decisão em casa, e contamos com o apoio da nossa torcida para trazer mais uma taça para a base do Palmeiras — explicou.
O trabalho realizado durante a semana pelo técnico Lucas Andrade aumentou a confiança do elenco para um bom resultado na decisão.
— As expectativas estão muito boas, acredito que todo jogador gosta de jogos grandes e essa é mais uma oportunidade que temos de mostrarmos a força da nossa base. Está sendo uma semana de muito trabalho, com o foco total nessa final e todos estão com muita gana de vencer, então tenho certeza de que vamos fazer um grande jogo em Minas para trazermos um resultado positivo para nossa casa — afirmou.
Gabriel Vareta assinou seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras em dezembro de 2021, com uma multa rescisória de 80 milhões de euros. Em 2022, ganhou a tríplice coroa pela categoria Sub-17, faturando os títulos da Copa do Brasil, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro.
Na temporada seguinte, foi campeão do Campeonato Paulista, agora pela categoria sub-20 e também vice-campeão brasileiro, perdendo a final para o Flamengo.
Início de carreira
Nascido em Sapopemba, zona leste de São Paulo, Gabriel teve um início muito cedo no esporte, aos quatros anos, após incentivo do irmão Guilherme que jogava na equipe de futsal da Fundação de São Caetano, ele começou a disputar campeonatos internos.
Em 2011, Gabriel participou de uma peneira na equipe de futsal do São Caetano, passou a fazer da equipe, onde ficou durante um ano de sua carreira.
Com ótimos desempenhos no clube do ABC Paulista, Vareta foi convidado parar atuar no time de futsal da Portuguesa. O ala se transferiu para clube em 2013. No ano seguinte, surgiu interesse do Palmeiras em Gabriel para atuar no futsal do clube. Após um ano no clube, foi campeão do Campeonato Metropolitano e o Campeonato Paulista ambos pela categoria Sub-10.
Em 2016, Gabriel Vareta passou pelo processo de transição da quadra para o campo, onde, desde começo, atuou na posição de zagueiro. Pelo Sub-11, conquistou dois títulos a Copa Ouro e o Campeonato Paulista.
Dois anos depois, já foi promovido ao Sub-13, onde foi campeão paulista e campeão da Taça da Mito Hollyhock Cup, realizada no Japão.
Aos 14 anos já passou a compor o Sub-15 e novamente conquistou o campeonato estadual, contabilizando o quarto da sua carreira
Em 2020, além de atuar pelo Sub-17, foi promovido ao Sub-20 (categorias cinco anos acima da sua idade), onde novamente foi campeão do Campeonato Paulista. Conquistou cinco convocações para as seleções brasileiras de base, uma pelo Sub-15 e quatro pelo Sub-17.
Com 16 anos, ainda continuou atuando nas categorias Sub-17 e Sub-20 do Palmeiras, onde foi vice campeão paulista pela categoria Sub-17.
O apelido “vareta” veio de um antigo treinador, em referência ao aspecto muito magro, quando o jogador atuava no futebol de várzea.