Palmeiras
Mundial de Clubes 2025: Palmeiras conhece seus adversários e se prepara em busca do Bi-Campeonato
Palmeiras está no Grupo A do Mundial de Clubes 2025
— Continua depois da publicidade —
Nesta quinta-feira, em Miami, nos Estados Unidos, foi realizado o sorteio da fase de Grupos do Mundial de Clubes de 2025, o Palmeiras foi cabeça chave do grupo A. O torneio será realizado no meio da temporada, nas seguintes datas previstas pela FIFA, 15 de junho e 13 de julho de 2025.
O Palmeiras irá encarar Porto(Portugal), Al-Ahly(Egito) e o Inter de Miami(EUA). Conheça mais sobre os adversários do Verdão, como chegaram no Mundial, quem são os destaques do time, momento na temporada, treinador e restrospecto.
Porto – Portugal
Principais destaques do time: Os brasileiros Galeno e Pepê, convocados pra seleção neste ano, tem uma atuação frequente e são participativos no ataque. O espanhol de apenas 20 anos Samu Omorodion artilheiro da equipe na temporada. Na atual temporada, Samu e Galeno juntos já marcaram 25 gols com apenas 21 jogos do Porto. O espanhol está na frente do brasileiro com 13 gols em 16 partidas, enquanto Galeno tem 12 gols em 20 jogos.
Conheça Vitor Bruno treinador do Porto
Vitor Bruno, de 42 anos, é o treinador do Porto na atual temporada. Ele é ex-auxiliar de Sérgio Conceição e assumiu o seu lugar de treinador da equipe no meio deste ano(início da temporada europeia.
É o primeiro trabalho de Vitor, a frente de uma equipe profissional, perante a falta de “experiência” sua equipe vem tendo oscilações nesse início de temporada.
Como o Porto chegou ao Mundial de Clubes?
A vaga do Porto foi conquistada através do Ranking da UEFA. Com a média de pontos dos últimos quatros anos, o time português garantiu seu lugar na competição.
Qual momento do Porto na temporada?
No início da temporada europeia, o Porto começou a temporada sendo campeão da Supertaça de Portugal, após vencer o Sporting, em Agosto.
Pelo Campeonato Portugal, o time está numa disputa acirrada com o Sporting pela liderança. O adversário do Palmeiras, está em segundo lugar, com 30 pontos, apenas três pontos atrás do rival. Na Liga Europa, está em 23° lugar, pois somou apenas cinco pontos em 5 jogos.
Com 21 jogos nesta atual temporada, a equipe de Vitor tem 14 vitórias, 2 empates e 5 derrotas. São 50 gols marcados contra 23 gols sofridos.
Restrospecto entre as equipes
Será o primeiro jogo da história entre as equipes. Abel Ferreira busca quebrar um tabu contra o Porto, que nunca ganhou da equipe como treinador. Quando ainda treinava a equipe Sporting Braga ele nunca venceu o Porto, foram seis partidas oficiais, com cinco derrotas e um empate, as partidas foram pelo Campeonato Português e pela Taça de Portugal.
Al-Ahly – Egito
Principais destaques do time: Em quase quatro anos de clube, Percy Tau, meia-atacante, é o grande destaque do Al-Ahly. O sul-africano de 30 anos chegou ao clube egípcio em 2021 e desde então é um dos artilheiros do clube e garçom.
A sua melhor temporada no Al-Ahly foi em 2022/2023 onde marcou 10 gols e sete assistências em 43 jogos. Nessa atual temporada são dez jogos e dois gols.
Conheça o Marcel Koller treinador do Al-Ahly
Aos 64 anos, Marcel Koller vem fazendo história no Al-Ahly, após implantar uma mentalidade vencedora na equipe. Chegou ao clube em 2022, onde conquistou diversos títulos, se tornando um grande ídolo no clube.
O treinador foi campeão duas vezes da Liga dos Campeões da África(2022/2023 e 2023/2024), uma Copa do Egito (2021/2022) e três Supercopa do Egito (2022, 2023 e 2024).
Como o Al-Ahly chegou no Mundial de Clubes?
Campeão da Liga dos Campeões da África 2020/21 e 2022/23, o clube egípcio garantiu sua participação no Mundial.
Qual momento do Al-Ahly na temporada?
No começo da temporada, o Al-Ahly não sabe o que é perder. São onze jogos, com sete vitórias e quatro empates. Conquistou a Supercopa, em Outubro desde ano, após vencer o Zamalek, é quarta consecutiva na história da equipe.
Na atual temporada a equipe de Koller, marcou vinte e três gols e sofreu apenas sete. É o atual terceiro colocado no Campeonato Egípcio, com oito pontos, dois atrás do líder Al-Masry.
Restrospecto entre as equipes
Em 2021, também pelo Mundial de Clubes, as equipes se enfrentaram pela primeira vez na história, o jogo foi decidido nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal. Al-Ahly acabou levando a melhor nos pênaltis e conquistando o terceiro lugar da competição.
No ano seguinte, as equipes voltaram a se enfrentar, pela semi-final do Mundial de Clubes, o Palmeiras dessa vez levou a melhor, após vencer por 2 a 0.
Inter de Miami – Estados Unidos
Principais destaques do time: Lionel Messi, o craque argentino é o principal nome do time. O maior jogador da história do clube, sua contratação aconteceu em junho de 2023, com o propósito do futebol norte-americano ter mais visibilidade. Depois de sua chegada, outros grandes nomes do futebol, foram anunciados pela equipe.
Além de Messi, Suarez e Sérgio Busquets, que jogaram juntos na época do Barcelona, também foram anunciados pelo clube americano e se tornaram grandes reforços para o time. O Inter de Miami ainda tem no elenco nomes como Jordi Alba e o ex- jogador do Corinthians Matías Rojas.
Conheça Javier Mascherano treinador do Inter de Miami
O ex- jogador argentino Javier Mascherano é o treinador do Inter de Miami. Com 40 anos, Javier iniciou sua carreira como treinador nas categorias de base da seleção argentina, onde esteve até mês passado.
Mascherano foi anunciado em Novembro desde ano, através das redes sociais do clube. Este será seu primeiro trabalho à frente de uma equipe profissional. O treinador já atuou ao lados de Messi, Suarez e Busquets no Barcelona e agora passará a comandar o trio no Inter de Miami. Javier ainda não estreou oficialmente como treinador da equipe.
Como chegou o Inter de Miami no Mundial de Clubes?
O Inter de Miami foi convidado pela FIFA para participar do Campeonato. A decisão em convidar o clube para participar, foi estratégica, devido a visibilidade de Messi para impulsionar a franquia da Flórida.
Qual momento do Inter de Miami na temporada?
Atualmente, de férias, o time não teve uma temporada muito animadora apesar dos grandes nomes no elenco. A equipe perdeu para a Atalanta, em um uma melhor de três nas quartas de finais da MLS.
A equipe até chegou aos playoffs como favorito, após as conquistas do Supporter’s Shield, esse troféu é dado ao time que tem a melhor campanha na fase classificatória. A queda na competição custou o cargo do agora, ex-treinador Tata Martino.
Retrospecto entre as equipes
Será um jogo inédito entre as equipes.